28 de maio de 2018

Vizinhança Solidária ajuda a reduzir criminalidade em Alto dos Pinheiros, afirma capitão da PM

Idealizado pela Polícia Militar, o Vizinhança Solidária estimula a população a criar redes de vigilância, fundamentais na prevenção de ações criminosas. A SAAP não só apoia o programa como também incentiva os moradores de Alto dos Pinheiros a abraçarem a ideia. Tanto que, em outubro 2016, lançou uma campanha para ajudar a difundir a iniciativa no bairro. E os frutos já começam a ser colhidos.

Mesmo sem apresentar estatísticas, o comandante da 1ª Companhia do 23º batalhão da PM, capitão Vinícius Manetti, afirma ser possível observar os efeitos do programa na região. “Desde o final do ano passado, temos notado uma redução nos índices de criminalidade, especialmente no que diz respeito a roubos e furtos de veículos. Os resultados são animadores, e nosso objetivo é fazer com que todas as ruas do bairro tenham grupos do Vizinhança Solidária ativos.”

Ele acrescenta que, de novembro do ano passado até agora, já foram realizadas ao menos oito reuniões do projeto na área de abrangência da 1ª Cia, sendo que quatro delas ocorreram em Alto dos Pinheiros — a meta é cobrir todo o território da SAAP. Os participantes são convidados pela própria PM com o apoio da associação, que ajuda na impressão das cartas-convite e na disponibilização de imãs e placas do programa.

É o próprio capitão Manetti o responsável pela condução das reuniões. Nesses encontros, os participantes são orientados sobre quais situações ou comportamentos suspeitos devem estar atentos. “A ideia é fazer com que as pessoas passem por uma mudança de cultura e tenham uma atitude mais proativa, com maior zelo pelos vizinhos, pelas ruas, pela comunidade”, explica.

Além disso, a partir deste ano, a PM e a SAAP passaram a identificar representantes de ruas com a finalidade de criar uma rede de informação envolvendo moradores, polícia e associação. “Incentivamos a criação de grupos de WhatsApp para que vizinhos se comuniquem. Também distribuímos placas para serem colocadas nas residências, deixando claro que aquela comunidade está sendo vigiada”, destaca.

Estágios distintos

Em relação ao Vizinhança Solidária, os diversos grupos de moradores formados em Alto dos Pinheiros estão em diferentes estágios de desenvolvimento, segundo o capitão. Há aqueles que se encontram em fase inicial, mas também existem os que já estão ativos e mais articulados.

E você? Já participa do programa? Não sabe como implantar a iniciativa na sua rua? Não se preocupe! A SAAP um passo a passo, com base nas orientações da PM e nas experiências dos seus associados. Confira!