1 de julho de 2014

Boletim Eletrônico SAAP – Número 30

SAAP, 01/07/2014

Carta da Presidente

O novo Plano Diretor Estratégico para a cidade de São Paulo foi finalmente aprovado ontem, dia 30/06/14. Este plano vai orientar as transformações da cidade pelos próximos 16 anos. Ignez Barreto, arquiteta e presidente do Conselho da SAAP, comenta abaixo as implicações da votação para o bairro de Alto de Pinheiros. Cabe lembrar que a próxima fase da revisão dos instrumentos de planejamento urbano da cidade está por vir, devidamente prevista no artigo 345 do plano aprovado: “A revisão dos Planos Regionais das Subprefeituras deverá ser elaborada com a participação dos munícipes em todas as suas etapas e acompanhada pelos Conselhos de Representantes das Subprefeituras”. Esperamos contar com a participação dos nossos associados!

Aqui no bairro, destacamos a adoção de duas áreas verdes pela SAAP e a proposta de transformar a Praça do Pôr do Sol em parque municipal, aprovada por unanimidade pelo CADES Pinheiros.

No dia a dia do bairro ainda temos que lidar com as questões da dengue e da falta d’água. As boas notícias são que o bairro tem conseguido economizar água. Segundo o 1º. Balanço da Campanha para o Uso Racional de Água em Alto dos Pinheiros, houve uma redução de 4% do consumo. Mas podemos melhorar bastante ainda!!!

Aliás, no que se refere à política hídrica de São Paulo, a SAAP apoiou e assinou um documento lançado por organizações da sociedade civil, que visa chamar a atenção do governo estadual para a necessidade de maior transparência sobre os dados relacionados à situação do abastecimento de água.

E a última novidade é que agora divulgamos regularmente os serviços de zeladoria do bairro. Se na sua rua existe a necessidade de algum destes serviços de zeladoria, avise a SAAP que acionamos a Subprefeitura.

Maria Helena Bueno
Presidente

O Alto de Pinheiros e o Plano Diretor Estratégico de São Paulo

Entrevista com Ignez Barreto, presidente do Conselho Consultivo da SAAP

O que é o Plano Diretor Estratégico de São Paulo?
O Plano Diretor Estratégico para o Município de São Paulo (PDE) – LEI Nº 13.430, que define o planejamento urbanístico da cidade – foi aprovado em setembro de 2002. Sua revisão é obrigatória por lei e vai determinar as diretrizes para a cidade, no mínimo, para próxima década. (Leia mais…)

O que ele afeta a vida de Alto de Pinheiros?
Uma das questões centrais do plano está na permissão de adensamento nos eixos de mobilidade. O texto discutido até aqui propõe que, na zona de influência de corredores de ônibus e estações de trem e metrô, se possa construir até quatro vezes o tamanho do terreno, sem se pagar nada por isso. A ideia que está por trás disso, difundida por muitos arquitetos e urbanistas: incentivar uma cidade mais compacta para reverter o crescimento da cidade em direção à periferia.
No caso do Alto de Pinheiros, essa regra modificaria o zoneamento atual, que só permite construir uma vez a área do terreno. Entretanto, até agora, na lei que foi aprovada em primeira votação a regra de adensamento não será aplicada nos eixos de transporte que cortam as Zonas Estritamente Residências – que é o caso do nosso bairro.

Leia o restante da entrevista.
Mais sobre o PDE no blog da SAAP

NOTÍCIAS DE JUNHO

Dengue
Combate à Dengue: carta da presidente da SAAP aos associados e moradores do bairro

Água
1º. Balanço da Campanha para o Uso Racional de Água em Alto dos Pinheiros
Economia de água de mais de R$ 10 mil por ano
Carta Aberta: Por maior transparência nas questões das águas

Parques e praças
A proposta de transformação da Praça do Pôr do Sol em Parque Municipal avança
Conselho de Orientação do Parque Villa-Lobos define ações para a melhoria da segurança e aprova a agenda de eventos
SAAP adota duas áreas verdes no bairro

Ciclovia
São Paulo ganha novo bicicletário público
Começa obra de ciclovia que vai ligar Ibirapuera à Ceagesp

Conselho Participativo
São criados grupos de trabalho no Conselho Participativo de Pinheiros

Segurança
Manter-se vigilante: esta ainda é a melhor forma zelar pela sua segurança