9 de março de 2014

Cartilha Calçada Cidadã

Em 2010 a AME JARDINS lançou a campanha “Calçada Cidadã”. Segundo a entidade a campanha “visa à conscientização dos moradores e comerciantes da região no sentido de promover a adequação dos passeios para os padrões de acessibilidade e ampliar a difusão do modelo acessível conforme determina a lei”.

O projeto surgiu em 2009 quando Mara Gabrilli foi convidada pela AME JARDINS para realizar uma vistoria nos bairros. João Maradei, diretor-executivo da entidade, e a vereadora constataram a péssima condição de muitos passeios e juntos desenvolveram a cartilha. “Os Jardins têm todas as condições de promover uma adequação de suas calçadas e ser um exemplo em outras regiões, mas para que nossos passeios sejam acessíveis, contamos com a colaboração dos moradores e comerciantes da região”, conclui Marcos Arbaitman, presidente da entidade à época.

João Maradei e a vereadora Mara Gabrilli, em vistoria pelas ruas do bairro.

A SAAP considera o tema das calçadas importante no nosso bairro, em particular pelo número de idosos e crianças que andam nas nossas ruas, além das pessoas com mobilidade reduzida e também gostaria de incentivar essa adequação entre nossos moradores.

Como afirma Mara Gabrilli: “O direito de ir e vir começa na porta da nossa casa, na calçada.  Por isso, os passeios públicos da nossa cidade têm a obrigação de cumprir o seu papel: possibilitar que qualquer cidadão possa transitar com autonomia e segurança.”

Vale lembrar que cada proprietário, seja de comércio ou residência, é responsável pela conservação, manutenção e reforma de seu passeio. Caso haja irregularidades na calçada, o munícipe pode ser notificado e multado.

Baixe aqui a Cartilha da Calçada Cidadã