3 de dezembro de 2013

Evento discute mobilidade urbana na região

Gazeta de Pinheiros, 29/11/2013, por Diego Gouvêa

As dificuldades da mobilidade em Pinheiros são tema de debate aberto à população no próximo dia 4/12/13.

O uso do transporte público e das bicicletas será uma das pautas no encontro sobre mobilidade urbana / Grupo 1 de Jornais
O uso do transporte público e das bicicletas será uma das pautas no encontro sobre mobilidade urbana / Grupo 1 de Jornais

Na próxima quara-feira (4) as alternativas para melhorar a mobilidade urbana na região serão tema de debate na Subprefeitura de Pinheiros. O evento é aberto à população e promovido pelo Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades).

O principal ponto de discussão do evento será a busca de opções para incentivar o uso do transporte público e de bicicletas, além da locomoção a pé nos bairros de Pinheiros, Alto de Pinheiros, Vila Madalena, Itaim Bibi e Jardins. “O mais importante é convencer os paulistanos que o espaço urbano disponível para se locomover na cidade é de todos, do pedestre em primeiro lugar, do transporte não-motorizado e público, e, finalmente, do carro. Este último é utilizado para a menor porcentagem de viagens diárias, mas ocupa a maior área do espaço urbano”, afirma a arquiteta e urbanista Irene Quintáns, que participará do debate.

Segundo ela, o modo de se viver nas metrópoles também pode colaborar para que a mobilidade urbana venha a melhorar. “Os moradores devem comparecer ao evento para compreender como a cidade é vivenciada pelos seus habitantes, sobretudo os que não estarão no seminário, no caso, as crianças”.

Para Irene, a cidade precisa ser devolvida aos habitantes mais jovens. “A relação dos filhos dos moradores com os espaços urbanos hoje é evitada, quando o ideal deveria ser justamente o contrário. A proibição de sair à rua e o hábito de se locomover apenas de carro, só faz São Paulo ficar mais perigosa”, afirma.

Associações, comunidades e grupos de ativismo estão convidados a participar do debate e a dialogar com o poder público para o desenvolvimento de caminhos a uma cidade mais sustentável. A Subprefeitura de Pinheiros fica na Avenida Nações Unidas, 7.123 e a sessão acontece das 19h30 às 21h30. Não é necessário fazer inscrição. Informações: cades.sub.pinheiros@gmail.com

Veja o perfil dos participantes do debate:

Eduardo Vasconcellos Engenheiro e sociólogo, foi da equipe da CET por dez anos e atualmente é consultor de projetos em São Paulo, outras cidades do Brasil e no exterior. É assessor da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) e diretor do Instituto Movimento, dedicado a estudos de mobilidade.

Ricardo Corrêa Sócio-fundador da TC Urbes, é arquiteto e coautor do livro A Bicicleta e as Cidades. Atua como consultor em planejamento de modos suaves de transportes para institutos nacionais e internacionais.

Irene Quintáns Arquiteta urbanista formada na Espanha, especialista em Estudos Territoriais, Políticas Sociais, Mobilidade, Habitação e Gestão Urbanística. Participou da Urbanização de Paraisópolis, sendo responsável e idealizadora do Projeto Caminho Escolar de Paraisópolis.