17 de fevereiro de 2020

SAAP mobiliza empresas e condomínios em torno de projeto de reciclagem de materiais de escrita

Em casa, temos vários. No trabalho, então, acumulam-se por todos os lados. O que fazer com materiais de escrita -como lápis, canetas, lapiseiras e borrachas velhas- depois que não são mais úteis? A SAAP começou, na primeira semana de fevereiro, um projeto para enfim dar uma resposta a essa questão: reciclar!

A associação aderiu a uma parceria entre a TerraCycle, empresa internacional de reciclagem, e a Faber-Castell para espalhar por Alto dos Pinheiros pontos de coleta de instrumentos de escrita. E, nesse processo, está contando com a ajuda fundamental de condomínios associados e de negócios que aderiram ao programa Empresa Amiga do Bairro, criado em 2019, para estimular parcerias entre companhias e a SAAP em prol do bairro.

Por enquanto, há oito pontos públicos de coleta, nas empresas Local Imóveis, Piú Salute, BUCC e Pet Shop Natingui, na sede da SAAP,  no condomínio 2001 e no gabinete do vereador Caio Miranda. Já as companhias FerringP3UrbV2COM, Supera e G.D8, e a organização da sociedade civil Instituto Flor Gentil estão com campanhas voltadas a seu público interno.

“Em cada ponto, há uma caixa, na qual as pessoas podem deixar os materiais. Quando atinge 5 kgs de resíduos, o compartimento é enviado para a TerraCycle, que o remete à Faber-Castell. É o que se chama de logística reversa, o dever de o fabricante se responsabilizar pelos resíduos gerados por seus produtos”, explica Carine Galvão, diretora de sustentabilidade da SAAP e responsável pelo projeto.

Estão sendo coletados lápis grafite, de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca texto, marcadores permanentes e para quadro branco. Processado, o resíduo vira um produto chamado pellet, que é vendido e utilizado na produção de objetos como bancos e lixeiras.

“Estamos entrando em contato com outros condomínios associados à SAAP para ver se topam também colocar pontos de coleta”, acrescenta Carine.

Então, da próxima vez em que você testar aquelas várias canetas até encontrar uma que funcione, lembre-se de que as outras, aparentemente inúteis, ainda podem fazer um grande bem ao meio ambiente!

Pontos de coleta

Local Imóveis – Avenida Pedroso de Morais, 2646

Piú Salute – Rua Dardanelos, 292

BUCC – Avenida Pedroso de Morais, 2120

SAAP – Avenida Pedroso de Morais, 631, conj. 16

Condomínio 2001 – Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, 2001

 

[mc4wp_form id=”4455″]