2 de dezembro de 2013

Programa da PM conscientiza crianças sobre drogas

Gazeta de Pinheiros, 29/11/2013, por Diego Gouvêa

No próximo dia 10 será realizada no Sesc Pinheiros a formatura de alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd),  coordenado na região pela 1ª Companhia do 23º Batalhão da Polícia Militar (PM). O trabalho é desenvolvido nas escolas estaduais e tem por objetivo a conscientização de crianças e adolescentes sobre o risco das drogas.

Após um ano sem atividades na região, o Proerd foi reativado no início do segundo semestre em algumas escolas. Apesar de ter como foco principal as unidades de ensino estaduais, o projeto pode ser requisitado pelas instituições municipais e particulares.

Soldado Renata Bonfim durante aula do Proerd com as crianças / Grupo 1 de Jornais

Soldado Renata Bonfim durante aula do Proerd com as crianças / Grupo 1 de Jornais

O programa consiste em aulas semanais e dinâmicas, coordenadas por policiais militares com vocação para dialogar com o público infantil e adolescente. Formada em Pedagogia, a soldado Renata Bonfim é quem comanda as palestras nas salas de aula. “Todos participam das atividades que envolvem, por exemplo, músicas, danças e redação”, afirma ela.

Nas aulas são abordados técnicas e comportamentos adequados para que os alunos consigam evitar que pessoas venham a induzir a utilização de drogas; demonstrando diversas situações do cotidiano. Os efeitos de cada substância são especificados por meio de uma linguagem leve e objetiva.

A evolução do programa é acompanhada pela direção das escolas e pelos pais dos estudantes, que ao final do curso são convidados a participar da cerimônia de formatura. No próximo dia 10, cerca de 300 alunos estarão presentes no Sesc Pinheiros, que fica na Rua Paes Leme, 195.

As escolas interessadas em requisitar o Proerd podem solicitar informações à 1ª Companhia do 23º Batalhão da PM pelo e-mail 23bpmm1cia@policiamilitar.sp.gov.br ou pelo telefone 3021-9648.

Veja também: Quem é Quem na Região: 1Companhia da Polícia Militar