25 de julho de 2016

Projeto vai replantar árvores nativas da Mata Atlântica em parque de Alto dos Pinheiros

Se Alto dos Pinheiros é uma das áreas mais arborizadas de São Paulo, onde estão justamente os pinheiros? Assim como outras árvores nativas da Mata Atlântica, as araucárias foram derrubadas durante o processo de urbanização. Mas uma iniciativa pretende resgatar parte das espécies que antes cobriam a região.

A ação, prevista para acontecer no parque Cândido Portinari, faz parte do projeto Florestas de Bolso, capitaneado pelo botânico e ambientalista Ricardo Cardim – autor do blog Árvores de São Paulo. A proposta é recuperar a natureza nativa em espaços públicos, contribuindo para que a cidade se torne mais verde. Tanto as mudas quanto a mão-de-obra são fornecidas por voluntários. Toda mobilização é feita pelo Facebook.

Com a colaboração da SAAP e da organização Novas Árvores por Aí, que também promove o plantio voluntário, o Florestas de Bolso quer replantar, em uma parte do parque Cândido Portinari, espécies como o pinheiro araucária, a embaúba, o ingá e o pau-pólvora.

A ação será realizada ao longo de três dias, sendo que, no primeiro, os voluntários escolherão um espaço de cerca de 500 m² do parque, onde serão colocadas 500 mudas. No segundo, haverá a retirada da grama e o preparo do solo. No terceiro (dia 31 de julho), as mudas serão finalmente plantadas, às 10h. Para celebrar a reconstituição de uma pequena parte da Mata Atlântica no local, os voluntários farão um piquenique público após o plantio, às 14hs.

A SAAP espera que os moradores da região consigam colaborar para que um dia as pessoas voltem a entender por que o Alto é, afinal, dos Pinheiros.