25 de julho de 2016
Projeto vai replantar árvores nativas da Mata Atlântica em parque de Alto dos Pinheiros
Se Alto dos Pinheiros é uma das áreas mais arborizadas de São Paulo, onde estão justamente os pinheiros? Assim como outras árvores nativas da Mata Atlântica, as araucárias foram derrubadas durante o processo de urbanização. Mas uma iniciativa pretende resgatar parte das espécies que antes cobriam a região.
A ação, prevista para acontecer no parque Cândido Portinari, faz parte do projeto Florestas de Bolso, capitaneado pelo botânico e ambientalista Ricardo Cardim – autor do blog Árvores de São Paulo. A proposta é recuperar a natureza nativa em espaços públicos, contribuindo para que a cidade se torne mais verde. Tanto as mudas quanto a mão-de-obra são fornecidas por voluntários. Toda mobilização é feita pelo Facebook.
Com a colaboração da SAAP e da organização Novas Árvores por Aí, que também promove o plantio voluntário, o Florestas de Bolso quer replantar, em uma parte do parque Cândido Portinari, espécies como o pinheiro araucária, a embaúba, o ingá e o pau-pólvora.
A ação será realizada ao longo de três dias, sendo que, no primeiro, os voluntários escolherão um espaço de cerca de 500 m² do parque, onde serão colocadas 500 mudas. No segundo, haverá a retirada da grama e o preparo do solo. No terceiro (dia 31 de julho), as mudas serão finalmente plantadas, às 10h. Para celebrar a reconstituição de uma pequena parte da Mata Atlântica no local, os voluntários farão um piquenique público após o plantio, às 14hs.
A SAAP espera que os moradores da região consigam colaborar para que um dia as pessoas voltem a entender por que o Alto é, afinal, dos Pinheiros.
Veja também
20 de fevereiro de 2015
A SAAP é candidata a uma vaga no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU)
6 de julho de 2015
Ofício da SAAP pede à CET melhorias na sinalização de trânsito
23 de dezembro de 2013
Funcionamento da Subprefeitura no final do ano
16 de março de 2022
Acordo pioneiro capitaneado pela SAAP permite reciclagem de aerossóis
29 de abril de 2010