28 de outubro de 2013

Ruas escuras e a ILUME

A diretoria da SAAP reuniu-se este mês com a  ILUME, o Departamento de Iluminação Pública do município.

Transcrevemos abaixo os pontos mais importantes da reunião:

Em casos de problemas de iluminação pública, fomos orientados a enviar e-mail diretamente ao departamento responsável pela manutenção, através do endereço ilumemanutencao@prefeitura.sp.gov.br ou do telefone 0800.7790156.

Respondendo à  questão sobre o local para reclamações existentes no site da prefeitura, ele foi claro em dizer que deveríamos fazer contato direto com eles através deste e-mail e telefone, para agilizar e também deixou claro que este e-mail e telefone devem ser divulgados aos moradores.

Combinamos que pediremos ao comandante da 1ª Cia da PM, Cap. Edson Silva  para que ele oriente suas equipes a anotar os endereços que necessitam de maior iluminação e passem à SAAP. E que a SAAP organizará estas informações, priorizará e passará à ILUME, mantendo este canal aberto e útil. Levantamos a questão do conflito de altura entre a iluminação de ruas e as árvores. Informou-nos que há a possibilidade de instalar, em locais críticos e de maior movimentação, braços de iluminação mais baixos e voltados à calçada, de forma a dar especial atenção aos pedestres, independentes das luminárias de rua.

Acrescentou as seguintes informações gerais, que podem ser divulgadas:

– A ILUME fazia mensalmente a troca de 1000 (mil) lâmpadas por mês na Cidade, atendendo às reclamações

– As lâmpadas antigas, de vapor de mercúrio e brancas, vem sendo substituídas por vapor de sódio, amarelas, mais luminosas e econômicas.

– Esta troca inclui a modernização dos pontos necessários, com troca de braços, cúpulas e soquetes.

– Com melhorias de processo, foram conseguindo elevar o número de trocas para 5 mil, depois 6 mil e por fim 7 mil lâmpadas por mês.

– A PM de São Paulo fez um levantamento de lâmpadas queimadas e pontos escuros na Cidade.

– Este levantamento foi publicado nos jornais, mas estranhamente não foi encaminhado à ILUME

– Através  deste levantamento do jornal A Folha de São Paulo, organizaram por distrito da Cidade e vem procedendo ao atendimento em forma acelerada.

– Com este levantamento em mãos, mudou-se a estratégia da ILUME, e passaram a reunir toda a equipe para realizar trocas em mutirão por distrito, e neste momento tem conseguido trocar 20.000 (vinte mil) lâmpadas mensalmente.

– Pretendem até o final do ano completar a substituição de 120.000 (cento e vinte mil) lâmpadas.

– A Prefeitura estará instalando WI-FI e nova iluminação em muitas praças da Cidade, entre as quais a Praça do Por do Sol, Benedito Calixto e o Largo da Batata.

– Estas praças receberão novos projetos de iluminação, que deverão tirar os postes de 30 metros de altura e substituir por postes mais baixos e em maior quantidade, de forma a eliminar pontos escuros e tornar a manutenção mais fácil.

– O início destas reformas deverá acontecer até início de 2014, para estarem prontas até a Copa do Mundo.

– Em gestão anterior, as Subprefeituras foram liberadas a executar projetos de iluminação em praças, no sentido de agilizar este atendimento. Segundo ele esta medida seria boa, mas não vem sendo seguida com o cuidado técnico de manter a padronização, e não estando nos padrões a ILUME não consegue dar manutenção, pois além de problemas técnicos variados, não tem em estoque os materiais.

Nosso pedido aos moradores é :

– todos os locais que virem que precisa de iluminação tanto na rua como na calçada envie-nos e-mail com a localização exata dando o número da casa em frente e até foto se possível. Encaminharemos a ILUME após fazermos um relatório de todas as indicações. Podem nos telefonar se preferirem. Todos os nossos endereços se encontram no pé da página.

Vamos melhorar nossa iluminação e consequentemente nossa segurança.