11 de janeiro de 2022

SAAP pretende ampliar canteiros com jardins em Alto dos Pinheiros

Como você sabe, Alto dos Pinheiros nasceu nos primórdios do século 20 sob o conceito de bairro-jardim. As calçadas arborizadas, as casas com quintais extensos e verdes e o grande número de praças são frutos dessa concepção. Mas é possível ampliá-la ainda mais, construindo pequenos jardins em meio ao asfalto. Literalmente: a SAAP tem defendido a substituição de concretos em canteiros, rotatórias e outras pequenas estruturas viárias. Regularmente repassamos pedidos nesse sentido para a Subprefeitura de Pinheiros.

A obra mais nova começou a ser feita nos primeiros dias deste ano. Após a CET fazer o projeto e autorizar a mudança, a Subprefeitura substituiu um trecho de concreto na esquina entre as ruas Antero Barbosa e Aquiranum. Agora, está fazendo o mesmo na outra ponta da Antero Barbosa, esquina com a rua Desembargador Ferreira França, em frente à praça Pôr do Sol. Nos dois casos, o que antes era uma área asfaltada cercada por prismas (aqueles blocões de concreto chamados popularmente de gelo-baiano ou bate-rodas) vira um jardim com grama e plantas.

A esquina da Antero com a Desembargador Ferreira França já havia mudado mais de um ano atrás. A rua era de duas mãos, e na esquina elas eram divididas por uma ilha formada por faixas pintadas no chão. Para melhorar a segurança viária, virou rua de uma única mão, e a ilha passou a ser delimitada pelos prismas.

Obra semelhante está sendo feita em duas rotatórias da mesma Desembargador Ferreira França: esquina com Décio Reis e com Pascoal Vita.

A substituição por jardim amplia a área permeável no bairro, algo importante em épocas de chuvas. Na Antero Barbosa, trata-se de um pedido de moradores que a SAAP encaminhou à Subprefeitura. A expectativa é de que a obra seja concluída em 15 dias.

A troca de áreas de concreto por pequenos jardins já ocorreu em outros lugares no bairro. A mais ampla é a da série de canteiros da rua Capepuxis. A SAAP continuará pedindo à Subprefeitura obras semelhantes em outros locais, por entender que a medida ajuda a reduzir o impacto das chuvas fortes e embeleza a cidade. Já há três solicitações protocoladas, todas por demanda de moradores e associados.

Você tem sugestão de trecho de concreto que pode ser substituído por jardim em nosso bairro? Entre em contato por e-mail com a SAAP: saap@saap.org.br. Adiantamos, porém, que a resposta do poder público tende a ser mais ágil quando há envolvimento de moradores, inclusive na doação de mudas e na manutenção dos canteiros.