8 de junho de 2016
SAAP propõe instalação de câmeras comunitárias em Alto dos Pinheiros
Tornar o Alto dos Pinheiros um lugar cada vez mais seguro e tranquilo para se viver. Esta é uma das metas perseguidas pela SAAP, que iniciou, neste ano, um projeto para conscientizar e informar moradores locais sobre medidas de prevenção à criminalidade. No dia 25 de maio, durante a segunda reunião relacionada ao tema segurança, a associação apresentou uma proposta arrojada: espalhar câmeras de monitoramento pelo bairro, que funcionariam como aliadas no combate à violência na região.
De acordo com o que foi discutido no encontro, a ideia seria instalar 12 câmeras em pontos estratégicos de Alto dos Pinheiros, capazes de ler placas de carros e rostos de pessoas. Elas serão ligadas ao Detecta, sistema de informações e inteligência da Polícia Militar, permitindo cruzar imagens captadas com dados de veículos roubados e de procurados pelas forças de segurança.
A SAAP se dispôs a arcar com os custos de manutenção dos equipamentos, valor orçado em R$ 82 mensais para cada uma. Já para a aquisição das câmeras, a associação espera contar com a contribuição dos moradores, pois o valor unitário gira em torno de R$ 3.500,00.
Além disso, será preciso também que as pessoas se disponham a doar o acesso a suas conexões de banda larga (utilização de 1MB) e instalações elétricas para o uso das câmeras. A SAAP está disposta a conversar com os interessados para encontrar a melhor solução possível e que atenda às necessidades de segurança de Alto dos Pinheiros.
Grupos e B.O.
Dados sobre a criminalidade na região foram apresentados durante a reunião, que também abriu espaço para outra proposta relevante: o Programa de Vizinhança Solidária. A ideia é que os moradores se organizem em grupos nas suas ruas para trocar informações e pensar em ações relacionadas à segurança. A SAAP e a polícia militar estão disponíveis para orientar as pessoas que quiserem formar grupos.
O programa, por sinal, ressalta a importância fundamental de se manter contato com a polícia, principalmente nos momentos mais críticos. Como foi destacado na reunião, é de extrema importância que se façam boletins de ocorrência (B.O.) quando houver crime. Isso porque a força policial usa os dados deste documento para estruturar suas ações, como o planejamento de rondas.
Os moradores de Alto dos Pinheiros que precisem fazer B.O. de furto ou roubo a residência, podem procurar o 14º Distrito Policial, em Pinheiros, na Rua Deputado Lacerda Franco, 372. Pessoas presentes que procuraram o DP relataram, inclusive, que o atendimento foi muito eficiente.
A SAAP tem tido ótimas informações sobre o atendimento no DP há mais de dois anos, e quem quiser conhecer o delegado Roberto Krasovic basta aparecer nas reuniões mensais do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Pinheiros, ou no próprio 14ª Distrito, onde ele recebe com um bom cafezinho.
Veja também
22 de dezembro de 2015
Vereador elogia mobilização de moradores por reforma de praça em Alto dos Pinheiros
28 de maio de 2014
Manter-se vigilante: esta ainda é a melhor forma zelar pela sua segurança
13 de setembro de 2023
Enquete da SAAP mostra descontentamento de usuários com concessão do parque Villa-Lobos
11 de março de 2014
Avaliação do Carnaval de rua 2014
17 de fevereiro de 2020