1 de setembro de 2016

Saiba como cuidar das plantas no tempo seco

Não são apenas as pessoas que sofrem na época de estiagem. Logo ali, nos jardins, as plantas também sentem os efeitos. A solução parece simples: colocar água. Mas é importante saber como, quando e quanto regar.

“A melhor medida é o ‘dedômetro’: colocar o dedo na terra e ver se está seca ou úmida”, afirma a ambientalista Cláudia Visoni, uma das criadoras da horta da praça das Corujas. “Se estiver seca, regue de manhã e no fim do dia.”

Tome cuidado, porém, para o remédio não virar veneno. “Se molharmos muito o solo, a raiz pode apodrecer, e aí não tem salvação”, alerta. Um erro comum é despejar água em plantas que ficam murchas no meio do dia. “Se elas continuarem assim no fim da tarde, aí regamos.”

A intensidade e a frequência variam de acordo com a espécie. Por isso, ao comprar uma muda ou um exemplar no vaso, informe-se sobre o que é melhor para ela.

Nos tempos secos como inverno e primavera, convém deixar o solo úmido por mais tempo. Pode-se fazer isso o cobrindo. “Deixar uma camada de folhas ou de palha sobre a terra ajuda a protegê-la”, diz Cláudia.

E se a seca também atinge o abastecimento hídrico e o bolso do consumidor, por que não reaproveitar água? “Uso sabão de coco tanto para lavar a louça quanto as roupas. Como não tem produto químico, utilizo o resíduo da lavagem para regar as plantas”, conta a ambientalista. Que tal fazer o mesmo?