23 de dezembro de 2015

PM lança projeto para mapear casos e combater assaltos a residências; colabore

 

Se a Polícia Militar tocar seu interfone, não se assuste: são apenas soldados fazendo o levantamento de furtos e roubos a residências em 2015, para mapear o modus operandi dos ladrões e tentar prevenir novos casos em 2016.

A iniciativa é da 1ª Companhia de Polícia do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, comandada pelo capitão Cunha Neto e responsável pelo policiamento de Alto dos Pinheiros.

A pesquisa, já iniciada, se restringe às residências que foram assaltadas neste ano. Os policiais perguntam sobre o tipo de crime registrado (furto, quando não há violência física nem psicológica, ou roubo, quando há ameaça) e verificam as condições de segurança das residências (altura do muro, se há alarmes, câmeras, cachorro, cercas elétricas etc.).

Após o levantamento, será realizada uma espécie de retrato das ocorrências, com informações como o tipo de ação e o horário. O resultado será divulgado para os moradores do bairro, auxiliando na prevenção de novos casos.

Porém, os soldados que estão fazendo o levantamento têm encontrado resistência de alguns moradores, que relutam em oferecer informações. A SAAP ressalta que é muito importante conversar com a polícia e dar todas as informações possíveis para que consigamos, juntos, diminuir furtos ou roubos a residências em Alto dos Pinheiros.