1 de setembro de 2016

Um ano após ser criado, parque Pôr do Sol terá eleição para conselho gestor

 

Mais de um ano depois de sua criação, o parque Pôr do Sol finalmente vai ter a primeira eleição para conselho gestor. A prefeitura publicou no Diário Oficial de 30 de agosto o edital para os interessados em participar do processo.

O conselho será composto por dez pessoas, metade escolhida pelo poder público e metade pela sociedade civil. O prazo de inscrição dos candidatos é de 1º a 30 de setembro.

Das cinco vagas preenchidas por eleição, três serão para frequentadores do parque, uma para representante de organizações da sociedade civil que atuem na região do Pôr do Sol e uma para representante de trabalhadores de entidades públicas ou privadas que atuem no parque.  Ao menos três cadeiras têm de ser preenchidas por mulheres.

A eleição dos membros de organizações da sociedade civil e frequentadores será em 13 de novembro. A posse se dará até um mês após a votação.

Antes uma praça sob responsabilidade da subprefeitura de Pinheiros, o Pôr do Sol virou parque em agosto de 2015 e passou a fazer parte da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Todos os parques precisam ter um conselho gestor com participação da sociedade civil, como determina a lei municipal.

No caso específico do Pôr do Sol, a ausência de um conselho atrasou melhorias na infraestrutura, como instalação de banheiros, bebedouros e de uma sede administrativa. Também está parada a discussão sobre seu eventual cercamento para coibir abusos, como o uso de drogas e festas de madrugada.

A Secretaria do Verde demorou mais de um ano para publicar o edital da primeira eleição. Além disso, faltam verbas para limpeza e segurança, e o parque está abandonado, como se pode ver nas fotos de um blog criado pela SAAP para acompanhar a situação do local.