17 de dezembro de 2019

Festas de fim de ano: não deixe sua alegria atrapalhar os vizinhos; veja quais sãos os limites para ruídos em Alto dos Pinheiros

Dezembro é um período de muitas confraternizações. Afora os dias oficiais de festa, como o Natal e o Réveillon, também é uma época em que muita gente reúne amigos e colegas de trabalho. Mas, assim como durante todo o resto do ano, é imprescindível observar os limites de ruído para que sua alegria não vire tormento para os vizinhos.

É a Lei de Zoneamento que define os parâmetros nas Zonas Exclusivamente Residenciais (ZER) e nas Zonas Corredores 1 e 2 (ZCOR 1 e 2), que compõem Alto dos Pinheiros.

Nelas, os limites são os seguintes, de acordo com o horário:

– Emissão de ruído das 7h às 19h – 50db

– Emissão de ruído das 19h às 22h – 45db

– Emissão de ruído das 22h às 7h – 40db

As festas, porém, não são a única fonte de ruídos que incomodam os vizinhos. Há pelo menos outras duas muito comuns em um bairro com tantas casas como o nosso: o barulho de obras e os alarmes residenciais. Em ambos os casos, valem os limites de ruídos acima.

Na temporada de chuvas que se aproxima, é muito comum que os sistemas de seguranças disparem sem motivo e fiquem tocando por muito tempo em residências cujos moradores estejam de férias.

Medindo o barulho

Mas como, afinal, medir o quanto de ruído está sendo feito? A boa notícia é que você não precisa de um equipamento especial para isso. Existem vários aplicativos que, quando instalados no smartphone, permitem fazer essa medição.

Caso você constate que alguma residência está se excedendo no barulho, o melhor caminho é reunir outras pessoas do entorno que também estejam incomodadas para tentar conversar com o vizinho barulhento. Um último recurso, caso não haja diálogo, é chamar a polícia para intervir.

Importante mesmo é estar atento, tanto em dezembro quanto em qualquer outro mês do ano, para que a nossa alegria seja sempre vivida respeitando nossos vizinhos.