18 de abril de 2019

“Não somos uma casa de eventos”, garante idealizadora de espaço cultural inaugurado em Alto dos Pinheiros

A inauguração do novo centro cultural Casa do Parque, em 23 de março, foi uma boa notícia para Alto dos Pinheiros. Ainda assim, algumas sobrancelhas se levantaram. Estaria o bairro recebendo uma casa de eventos, algo incompatível com suas características residenciais? Idealizadora do centro, a colecionadora Regina Pinho de Almeida garante que não.

“Estamos conversando com a sociedade para que entenda que não somos uma casa de eventos e não queremos criar atrito com a população do entorno”, afirma Regina, enfatizando que “espaços culturais criam oportunidades de encontros e convívio”.

O apreço por projetos ligados à arte e cultura e pela relação que estabelecem com a comunidade surgiu durante o tempo em que trabalhou no SESC São Paulo. “Estamos aqui para criar algo em conjunto com as pessoas. Comprei o imóvel em 2009 já com essa intenção”, afirma Regina, que também é moradora de Alto dos Pinheiros.

Vizinho importante

Localizada em frente ao Villa-Lobos, a Casa do Parque, além de oferecer exposições de arte, seminários, oficinas, entre outras atividades, pretende criar uma conexão estreita com esse importante espaço do bairro. “Queremos fazer eventos públicos no parque, que é um lugar extremamente democrático”, adianta.

Regina destaca que “Alto dos Pinheiros têm pessoas com um perfil muito específico, de alto nível cultural e econômico, mas há várias comunidades em seu entorno. Estamos buscando parcerias para levar eventos culturais para elas, e para trazer à Casa do Parque os moradores e estudantes desses locais. Vamos fazer até cursos profissionalizantes na área de cinema”, revela.

A SAAP considera que o novo centro cultural é uma importante aquisição para nosso bairro, e que vale a pena conferir a diversa programação do espaço.