26 de outubro de 2021

Concessão do Villa-Lobos precisa prever melhorias no acesso e no trânsito, defendem associações

O número de visitantes dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari deve aumentar de 6 milhões para 7 milhões ao ano depois que sua gestão for transferida para a iniciativa privada, prevê a Subsecretaria de Parcerias do governo de São Paulo. A expectativa é que, com as melhorias na infraestrutura estipuladas no edital de concessão, cresça a procura por esses espaços.

Por isso, membros da sociedade civil da região representados nos conselhos dos parques estão defendendo que o projeto reforce as obrigações relacionadas a melhorias no acesso, como estacionamentos. A demanda foi apresentada nas últimas reuniões dos conselhos pela SAAP, pela Sociedade dos Amigos do Bairro City Boaçava (SAB), pelo Condomínio Ilhas do Sul e pela organização Nossa Turma.

O governo admite que haverá aumento no volume de visitantes, até em razão de novos atrativos que devem ser criados. Mas afirma que o vencedor do processo de concessão terá de obedecer a critérios estipulados pelos planos diretores dos parques na prestação de serviços.

Após os pedidos dos conselheiros, a Subsecretaria de Parcerias comunicou, numa reunião de setembro, que agiria em três frentes para melhorar os estacionamentos: alteraria o edital, reforçando o tema (avaliando, por exemplo, a possibilidade de incluir edifícios-garagem); reorganizaria os espaços no curto prazo, verificando áreas que não são usadas atualmente, de modo a “já acelerar um pouco a mitigação desse problema”; faria estudos de embarque e desembarque para auxiliar o trânsito local.

Em relação aos eventos, o projeto atual prevê quatro áreas: duas menores (com estimativa de que abrigue tais atividades oito dias por mês) e duas maiores (três vezes ao ano). Mas os parâmetros ainda podem ser alterados. A Subsecretaria de Parceria também diz que pode enfatizar, no edital, aspectos relacionados à emissão sonora. No entanto, assim como atualmente, os projetos de atividades desse tipo nos parques continuarão sendo submetidos aos conselhos.

A SAAP considera que melhorias nos parques são bem-vindas e que o governo não tem tido recursos para investimento adequado em manutenção, gestão e renovação dos dois espaços – seja em jardinagem, seja na limpeza dos banheiros, seja na conservação da infraestrutura ou novos equipamentos. A concessão pode ser uma forma de avançar nessas questões, mas para isso é preciso ter um modelo eficiente. Participamos de três reuniões com a Secretaria de Verde e Meio Ambiente a fim de colaborar para que o edital seja aprimorado e beneficie tanto os visitantes dos parques quanto os moradores do entorno. Nesta semana haverá mais uma reunião extra do conselho.

Os documentos para o processo de concessão estão abertos para consulta pública no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. É possível enviar sugestões até 2 de novembro.