27 de agosto de 2021

SAAP e grupo de skatistas selam compromisso para ajudar a manter Mirante da Lapa

Começou nos anos 90: com uma topografia íngreme, a praça Waldir Azevedo (mais conhecida como Mirante da Lapa) atraía skatistas que vinham para a região enfrentar o que chamam de “gap” – um diferencial de altura. Era um diferencial e tanto, de modo que só os muito bons arriscavam-se nas manobras. Mais recentemente, uma série de reformas revitalizou o local, ampliou a área coberta por cimento e tornou a praça ainda mais atrativa para os esportistas.

Desde então, eles se juntaram e construíram alguns obstáculos (são oito atualmente) para brincarem com seus shapes. Por semana, cerca de 50 skatistas vão a esta que é a maior praça da Alto dos Pinheiros. Formaram um coletivo (composto por seis pessoas) e ajudam a mantê-la.

Este mês, o coletivo e a SAAP firmaram uma carta de princípios que prevê apoio mútuo para cuidar do local. “Procuramos a SAAP para formalizar uma parceria de manutenção”, diz Theo Deluqui, representante do coletivo. “A gente busca uma regularização formal do espaço e manter assim por tempo indeterminado. Afinal, tudo foi feito de maneira correta. E buscamos conseguir melhorias de iluminação, de estrutura, de água.”

Qual é o papel do grupo de skatistas

Na carta, o grupo de skatistas se compromete a promover a harmonia entre todos os usuários da praça, a orientá-los para fazerem bom uso dos equipamentos e da praça como um todo, a preservar a tranquilidade entre 22h e 7h, a não promover eventos de grande porte, a colaborar com a limpeza, a debater com a SAAP possíveis problemas e ideias de melhorias.

Qual o papel da SAAP

A SAAP, por sua vez, se propõe a intermediar contato com órgãos públicos, encaminhar demandas ligadas a zeladoria, intermediar a comunicação com os moradores do entorno e fornecer infraestrutura de pessoas jurídica para eventuais patrocínios.