19 de março de 2018

SAAP instala placas para inibir descarte irregular de lixo verde em Alto dos Pinheiros

Bairro com muitas casas ajardinadas, Alto dos Pinheiros sofre com um efeito colateral dessa característica: o descarte irregular de lixo verde. Desde 2015, a SAAP vem promovendo ações para conscientizar moradores sobre o problema. Apesar de todos os esforços, ainda é possível flagrar, em espaços públicos, folhas, galhos, raízes e terra provenientes da manutenção de jardins privados.  É por isso que a associação decidiu colocar placas de alerta nos locais considerados mais críticos da nossa região.

O projeto terá início com duas placas, instaladas sobre bases de concretos. Nelas, há informações sobre os danos causados pela prática, como a proliferação de pragas e o risco de alagamentos e inundações nos períodos de chuvas. Há ainda a advertência de que o ato é crime ambiental, sujeito a multa, como estabelece a lei municipal 13.478/2002.

A primeira placa já está na praça Pero Vaz de Caminha, perto da esquina com a rua Antonio de Gouveia Giudice. A outra, que será instalada até o fim deste mês, irá para a esquina da avenida dos Semaneiros com a rua Alberto de Faria. Ambos são pontos constantes de descarte irregular.

Infelizmente, essa não é a primeira vez em que a SAAP recorre aos alertas para tentar inibir esse tipo prática lesiva à coletividade. Em 2016, já havíamos colocado placas em pontos do bairro. Muitas delas, no entanto, foram arrancadas e o problema persistiu.

Para evitar que o mesmo ocorra, dessa vez optamos por um modelo com base de concreto, difícil de ser vandalizado. Se por um lado é mais resistente, por outro também demanda um tempo maior de instalação, tanto pelo custo de fabricar a placa quanto pela dificuldade de transportá-la, já que é bastante pesada.

Se você, morador, precisa de um lugar para depositar lixo verde, procure os ecopontos. O que atende nosso bairro fica na praça Arcipreste Anselmo de Oliveira, sob a ponte Cidade Universitária. O local abre de segunda a sábado, das 6h às 22h.

A vegetação de Alto dos Pinheiros não deve ser um ônus, mas o principal bônus de nosso bairro. Ajudem-nos a mantê-lo limpo.