13 de abril de 2016

Em nova fase de campanha, SAAP faz intervenções diretas em locais onde há descarte irregular de lixo verde

IMG_2039

A grande quantidade de praças é uma característica marcante do Alto dos Pinheiros, bairro que concentra uma das maiores áreas verdes da capital paulista. Mas estes verdadeiros oásis no cinza paulistano não desencorajam uma prática que vem sido duramente combatida pela SAAP: o descarte irregular de lixo – sobretudo, material resultante da manutenção privada de árvores e jardins.

Ao longo da primeira etapa da campanha de conscientização, lançada pela associação em agosto de 2015, a entidade identificou mais de 20 pontos onde a infração se verificava. Destes, 11 eram praças.  Fotografados e listados, os pontos podem ser conferidos em um mapa, disponível on-line. Mais de 120 cartas foram enviadas para casas localizadas nas imediações dos lugares mapeados.

Agora, na segunda fase da campanha, a SAAP continua com o trabalho de mapeamento e conscientização, mas partiu também para a ação direta contra o problema. No dia 1º de abril, recolheu o lixo verde depositado na praça Pero Vaz de Caminha e o levou para o ecoponto da região, onde o material é descartado de maneira correta. A quantidade era tão grande que encheu a caçamba de uma picape usada na ação. A associação conversou com o guarda de rua mais próximo para que alertasse se houvesse novos descartes, e colocou no lugar uma placa fazendo um apelo para que não mais se jogasse lixo no local. A boa notícia é que, após uma semana com a sinalização, nenhum detrito foi deixado na praça.

No dia 8 deste mês, foi a vez da praça Beethoven. Assim como na ação anterior, a SAAP retirou o lixo depositado no local e deixou uma placa.

É importante enfatizar que o descarte incorreto de lixo verde é ilegal. Quem realiza a prática está sujeito à multa, conforme estabelece a lei municipal 13.478, de 2002.

A limpeza dos espaços públicos de Alto dos Pinheiros também é a manutenção da qualidade de vida dos moradores de região e um exemplo para as crianças que tanto apreciam brincar em suas praças arborizadas.