22 de setembro de 2023

Zoneamento: proposta da Prefeitura mantém intactas as zonas residenciais

Após uma série de audiências públicas, a Prefeitura de São Paulo divulgou uma nova versão de sua proposta para revisão da Lei de Zoneamento – aquela que estipula, por exemplo, em que partes da cidade pode ou não haver prédios e comércio

Para a região de Alto dos Pinheiros, uma boa notícia: logo em suas disposições preliminares, a minuta divulgada nesta semana afirma que “os perímetros das Zonas Exclusivamente Residenciais (ZER) não serão revistos”. Um mapa interativo disponibilizado pela Câmara dos Vereadores confirma: grande parte da nossa região permanece como zona exclusivamente residencial – as exceções são as zonas corredores (como avenidas São Gualter, Fonseca Rodrigues e Diógenes Ribeiro de Lima).

O texto da Prefeitura vai a debate numa audiência pública online, em 2 de outubro (uma segunda-feira), às 18h30. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), será feito por meio da plataforma Microsoft Teams, neste link.

O passo seguinte é a análise pela Câmara Municipal. Muita coisa pode mudar por lá. Neste ano, em outro debate urbanístico, a proposta da Prefeitura para revisão do Plano Diretor foi muito alterada pelos vereadores – as alterações, em geral, contrariaram o plano original, permitindo prédios mais altos e mais adensamento.

A SAAP está atenta a este debate e, com outras associações de moradores, vai reivindicar a manutenção das características predominantemente residenciais da nossa região.