27 de novembro de 2018

Praça adotada por construtora em Alto dos Pinheiros terá palco para receber concertos de música clássica

Feche os olhos e imagine a cena: você, ao ar livre, cercado de árvores frondosas, assistindo a um concerto de música clássica. Pois saiba que, num futuro próximo, essa cena deverá se repetir muitas vezes em Alto dos Pinheiros. É que a praça Capitão Mateus de Andrade, localizada entre as ruas Filadelfo Aranha, João Batista Cardoso e Dona Elisa de Moraes Mendes, acaba de ser adotada pela construtora G.D8, e um dos planos para o espaço é que ele sirva de palco para apresentações desse estilo musical.

“Estamos com um empreendimento [um condomínio de casas] na rua Aramanaí e queríamos fazer algo pelo entorno. Encontramos essa praça e decidimos adotá-la. Nossa ideia é construir um palco de concreto, onde serão realizadas apresentações mensais de música clássica, abertas ao público”, adianta Daniel Ribeiro, CEO da G.D8.

Para adotar o espaço, a empresa contou com a colaboração da SAAP na hora de lidar com as exigências da burocracia municipal. “Os arquitetos da construtora elaboraram um projeto para a praça e nós ajudamos a apresentá-lo na prefeitura”, conta Ignez Barretto, presidente do Conselho Consultivo da associação e responsável por temas urbanísticos.

“A SAAP tem muito conhecimento técnico sobre adoção de espaços públicos e nos ajudou muito durante o processo”, ressalta Ribeiro.

Desde junho de 2014, a associação mantém, por meio de um Termo de Cooperação com a Prefeitura Regional de Pinheiros, as seguintes áreas verdes do bairro: a Praça São Gonçalo, a Praça Ignez Guimarães S. Pestana, a Praça Norma G. Arruda e a Praça Dr. Luiz Carlos de Toledo.

Obras liberadas

Por enquanto, a G.D8 tem cuidado de questões de zeladoria da praça, como varrição e pintura. As obras para a construção do palco, liberadas há um mês pela prefeitura, devem começar ainda neste ano. A conclusão dos trabalhos está prevista para 2019.

“Nem pensamos tanto no retorno institucional na hora de fazer a adoção. Acredito que temos de parar de esperar que os políticos façam as coisas. Precisamos fazer nós mesmos as mudanças”, opina o CEO da G.D8. O empreendimento na Aramanaí é o primeiro da construtora em Alto dos Pinheiros.