22 de junho de 2021

Ajude a defender o meio ambiente de Alto dos Pinheiros junto à Subprefeitura

Você é um dos muitos moradores que se orgulham de Alto dos Pinheiros por ele ser um bairro-jardim? Então, considere a possibilidade de defender os atributos da nossa região na seção de Pinheiros do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades-Pinheiros). As inscrições para se candidatar a um posto de conselheiro vão até 29 de junho.

Qualquer morador ou trabalhador do bairro pode se inscrever. Participar do Conselho é uma forma de influenciar o destino de muitas das coisas que mais prezamos (nossas praças, nossas ruas arborizadas) e de lutar contra práticas como descarte incorreto de resíduos e ocupação irregular do solo.

O que é o Cades?

É um conselho consultivo (ou seja, faz recomendações, mas não decide) voltado a questões socioambientais. Colabora com a formulação de políticas públicas de proteção ambiental, implantação de programas ligados à cultura de paz e à Agenda 21 Local. Além disso, recebe propostas, denúncias e críticas relacionadas a essas áreas e as encaminha para obter os esclarecimentos necessários. Sob o comando do subprefeito, é formato por oito representantes da sociedade civil e oito da Prefeitura (mais oito suplentes dos dois grupos). Cada Subprefeitura tem um Cades.

O que faz um conselheiro?

Participa das reuniões, que são mensais e duram de uma a duas horas – durante a pandemia, os encontros são por videoconferência; normalmente, eram na sede da Subprefeitura de Pinheiros. Os conselheiros representam a sociedade civil em debates sobre temas como moradia, uso e ocupação do solo, resíduos sólidos e educação ambiental.

O que é preciso para se candidatar?

Ter mais de 18 anos e trabalhar ou morar na região de atuação do Cades (no nosso caso, na área abrangida pela Subprefeitura de Pinheiros). A inscrição tem de ser feita neste endereço, e exige o seguinte:

I – Documento original de identificação com foto que comprove a maioridade civil (frente e verso);

II – Comprovante de residência ou local de trabalho, devendo obrigatoriamente pertencer à região administrativa da Subprefeitura em que vai se candidatar.

III – Foto 3×4 recente (para constar na divulgação no portal ParticipeMais);

IV – Carta de intenções e propostas de trabalho. O texto deve ter no máximo 150 palavras e incluir: nome, experiências e propostas ou temas de interesse para discussão nas reuniões do Cades.

Quando serão as eleições?

De 21 a 23 de agosto, pela internet – no portal ParticipeMais.