3 de março de 2023

Após mais uma “vaquinha” de moradores, parquinho da praça Vicentina de Carvalho será reformado

Instalado em 2014 e reformado em 2019, o parquinho é o ponto principal da praça Vicentina de Carvalho. Mas, mesmo com pequenos consertos no gira-gira e no balanço nos últimos anos, está deteriorado, precisando de novas melhorias. Pois bem: após mobilização dos moradores, elas virão.

No final de março começará uma nova reforma, a cargo de uma empresa especializada em manutenção de parquinhos. O custo (R$ 5 mil) está sendo inteiramente bancado por moradores, que fizeram campanha para arrecadar o valor. A mobilização deu mais do que certo: com contribuição de 27 pessoas (em geral, mães de crianças que brincam na praça), chegou-se a R$ 6.336.

“Desde outubro do ano passado, o parquinho foi muito deteriorado: quase todos os brinquedos quebraram, no chão há muitos buracos e pedras”, diz Camila Serrado, uma das moradoras à frente da mobilização. “Como muitas mães têm filhos que se encontram quase todo dia na praça, a gente se juntou para ver como poderíamos melhorar o parquinho.”

Foi aí que chegaram à SAAP, que gere os recursos do grupo responsável por custear mensalmente a manutenção da Vicentina de Carvalho. Com o dinheiro já disponível no fundo e com o valor arrecadado, a ideia agora é fazer um orçamento para reformar também o chão do parquinho, de modo que as crianças possam brincar com mais segurança.

Como contribuir mensalmente com a praça?

Contribua por meio da página do projeto na plataforma Benfeitoria. Essa contribuição ajuda na manutenção e na limpeza mensal da Vicentina de Carvalho. E também na implantação de pequenas melhorias – como a instalação da casinha de trocas de livros.

Que conquista os moradores já conseguiram?

A reforma a ser iniciada em março é apenas o mais recente dos vários avanços já obtidos. O parquinho atual foi montado em 2014, por reivindicação dos moradores do entorno da praça. Eles procuraram a SAAP, mobilizaram-se e conseguiram recursos para a obra por meio de uma emenda parlamentar.

Depois, reuniram recursos extras para fazer uma pequena melhoria no parquinho em em 2019. Além disso, juntaram-se para lutar por uma reforma na escadaria – o que de fato ocorreu, com recursos vindos de outra emenda parlamentar.