25 de outubro de 2019

Câmeras de convênio com prefeitura serão instaladas no bairro ainda em 2019

O acordo entre SAAP e Prefeitura de São Paulo para a instalação de 25 câmeras de vigilância em Alto dos Pinheiros deve começar a sair do papel ainda em 2019. No dia 9 deste mês, a associação assinou um convênio para receber os equipamentos. A iniciativa é parte do programa municipal City Câmeras, cujo objetivo é formar uma ampla rede de videomonitoramento no município.

“Pretendemos começar a instalar os equipamentos ainda neste ano. Serão 17 câmeras para as ruas do bairro e oito para o Parque Villa-Lobos”, adianta a presidente da SAAP, Márcia Kalvon Woods, que faz questão de destacar a importância da atuação do vereador Caio Miranda na concretização do acordo com o poder municipal.

A associação irá definir, em parceria com a Polícia Militar, em quais vias serão colocados os equipamentos de vigilância. Já o posicionamento das câmeras destinadas ao Villa-Lobos será discutido com os responsáveis pela gestão do parque.

“Olhos” por todos os lados

Os 25 equipamentos de videomonitoramento vão se somar a outros 15 que a SAAP instalou em Alto dos Pinheiros após uma campanha de doação com moradores e empresas.

Num convênio inédito entre sociedade civil e a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a primeira leva de câmeras doadas à SAAP foi ligada, em 2019, ao sistema Detecta, implantado em 2014 pelo governo do estado e que reúne o maior banco de informações policiais da América Latina.

“Os moradores de Alto dos Pinheiros têm grande interesse na questão da vigilância. Mas toda vez em que há um crime no bairro, a polícia tem dificuldades para conseguir imagens. Ou não há equipamentos instalados no local ou são câmeras privadas, cujas imagens seus proprietários têm resistência em compartilhar. No City Câmeras, o material fica gravado na nuvem por sete dias”, explica Márcia.

Mais uma vez, a parceria entre sociedade civil e o poder público rende bons frutos para Alto dos Pinheiros. Com “olhos” por todos os lados, esperamos que nosso bairro se torne cada vez mais seguro, um lugar onde possamos circular com a tranquilidade que todos merecem.                               

Sobre City Câmeras

A meta do City Câmeras é alcançar a marca de 10 mil câmeras (públicas e privadas) instaladas em São Paulo nos próximos quatro anos. Assim, espera-se inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança da população. Como descrito no site do programa, a iniciativa “será uma importante ferramenta para detectar, prevenir e reagir à situações de emergência, ocorrências e manutenção do espaço público.”