17 de agosto de 2017

Parque Pôr do Sol recebe câmera de vigilância de última geração

 

Uma boa notícia para os frequentadores do Parque Pôr do Sol: está mais seguro frequentar este que é um dos espaços mais queridos de Alto dos Pinheiros. Em 15 de agosto, foi instalada uma câmera de vigilância de última geração, que permitirá uma visão de 360° do espaço.

O recurso está ligado ao sistema City Câmeras, da prefeitura de São Paulo, cujo objetivo é criar uma rede de equipamentos de segurança residenciais e de pontos comerciais. As imagens são compartilhadas com a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A instalação no Pôr do Sol é um exemplo do protagonismo popular fomentado pelo projeto da prefeitura. O dispositivo chegou ao parque graças a uma articulação de diversos atores do bairro. A SAAP e a Associação dos Vizinhos do Parque Pôr do Sol (Avisol) tiveram a ideia de melhorar a segurança com a instalação do equipamento. A Dahua, empresa de vigilância chinesa, doou a câmera modelo Dome – com capacidade de zoom de até 30 vezes – e arcou com sua instalação.

O contato entre as associações e a fabricante foi intermediado pela empresa de segurança Seg’ D’Boa, que presta serviços em Alto dos Pinheiros. “Soubemos da ideia das organizações e fizemos o contato com a Dahua, que nos fornece equipamentos”, conta Roberto Rocha, consultor de tecnologias na Seg’D’Boa.

Por fim, houve também boa recepção da prefeitura, que aceitou receber a câmera e ligá-la à rede City Câmeras.

Com a articulação entre sociedade civil, setor privado e setor público, ganharam todos.