30 de março de 2020
Segundo delegado, criminalidade caiu em Alto dos Pinheiros durante primeiros dias de quarentena; governo ampliou rol de crimes para B.O. virtual
Em meio às más notícias sobre a chegada da pandemia do coronavírus ao Brasil, ao menos um alívio: segundo o delegado Flávio Luiz Teixeira, do 14º Distrito Policial em Pinheiros, “a percepção é de que houve uma grande queda na criminalidade em Alto dos Pinheiros desde o início da quarentena”.
O delegado atribui essa diminuição às ruas vazias. “No dia-a-dia, é mais difícil um bandido ser pego em fuga, pois ele se mistura ao movimento”, explica.
Ele alerta, porém, para que as pessoas tomem muito cuidado principalmente com a ação de estelionatários, que podem tentar se aproveitar da pandemia e da grande população idosa do bairro.
“As pessoas estão em casa, preocupadas. Pode aparecer gente tentando enganá-las com propagandas falsas em relação a vacinas, por exemplo, para dar um golpe”, diz Teixeira.
Delegacia aberta
Se grande parte da população da capital está em casa, serviços essenciais, como o de segurança, não pararam. “Estamos funcionando normalmente, mas tomando todos os cuidados, claro”, afirma Teixeira.
Mesmo assim, o governo estadual decidiu aumentar o rol de crimes cujo boletim de ocorrência pode ser feito de maneira virtual, para evitar ao máximo o deslocamento das pessoas.
“Basicamente, só crimes violentos -como latrocínio, agressão doméstica e homicídio- precisam de comparecimento obrigatório na delegacia. De qualquer forma, estamos funcionando para quem quiser vir”, explica o delegado.
Ou seja, evite ao máximo sair à rua durante a pandemia. Afinal, como afirma Teixeira, “até os criminosos estão em casa”.
Veja também
30 de agosto de 2023
Conheça as empresas parceiras do Programa de Fidelidade da SAAP
20 de fevereiro de 2018
Convênio inédito entre SAAP e Secretaria de Segurança ganha destaque na TV Alesp
30 de agosto de 2022