30 de março de 2020

Segundo delegado, criminalidade caiu em Alto dos Pinheiros durante primeiros dias de quarentena; governo ampliou rol de crimes para B.O. virtual

Em meio às más notícias sobre a chegada da pandemia do coronavírus ao Brasil, ao menos um alívio: segundo o delegado Flávio Luiz Teixeira, do 14º Distrito Policial em Pinheiros, “a percepção é de que houve uma grande queda na criminalidade em Alto dos Pinheiros desde o início da quarentena”.

O delegado atribui essa diminuição às ruas vazias. “No dia-a-dia, é mais difícil um bandido ser pego em fuga, pois ele se mistura ao movimento”, explica.

Ele alerta, porém, para que as pessoas tomem muito cuidado principalmente com a ação de estelionatários, que podem tentar se aproveitar da pandemia e da grande população idosa do bairro.

“As pessoas estão em casa, preocupadas. Pode aparecer gente tentando enganá-las com propagandas falsas em relação a vacinas, por exemplo, para dar um golpe”, diz Teixeira.

Delegacia aberta

Se grande parte da população da capital está em casa, serviços essenciais, como o de segurança, não pararam. “Estamos funcionando normalmente, mas tomando todos os cuidados, claro”, afirma Teixeira.

Mesmo assim, o governo estadual decidiu aumentar o rol de crimes cujo boletim de ocorrência pode ser feito de maneira virtual, para evitar ao máximo o deslocamento das pessoas.

“Basicamente, só crimes violentos -como latrocínio, agressão doméstica e homicídio- precisam de comparecimento obrigatório na delegacia. De qualquer forma, estamos funcionando para quem quiser vir”, explica o delegado.

Ou seja, evite ao máximo sair à rua durante a pandemia. Afinal, como afirma Teixeira, “até os criminosos estão em casa”.