11 de abril de 2014
Saiba como economizar água na sua piscina
O verão é uma época na qual o consumo da água aumenta aproximadamente 40%. E com a escassez de chuva nos reservatórios de água e grandes usinas hidroelétricas, uma tarefa simples e necessária é a sua economia.
Algumas ações simples como: desligar o chuveiro ao ensaboar, fechar a torneira ao lavar louça ou escovar dentes, evitar lavar carros e calçadas com a mangueira, juntar as roupas para que sejam lavadas de uma única vez; são algumas medidas que contribuem para a economia e o bom uso da água. Mas e quando tem uma piscina em casa?
As piscinas residenciais, geralmente têm em média um volume de 30 a 100³ de água, por isto, devem ter uma atenção especial para evitar o desperdício e obter a economia. A ANAPP separou algumas dicas para você economizar água da sua piscina:
Bomba e filtros
A bomba e os filtros devem ser revisados regularmente. O mau funcionamento de algum deles, compromete a qualidade da água, aumenta o seu consumo e também o da energia para realizar o bombeamento. Verifique sempre se existem vazamentos ou outras fugas de água e se a bomba e filtros estão funcionando corretamente.
Evaporação
A evaporação da água é responsável pela perda de até 3785 litros de água ao mês. Para evitar que isto ocorra, utilize uma capa protetora com cobertura plástica. A perda de água pode ser reduzida em até 90%, além de proteger a piscina contra a poluição de folhas, algas e outras sujeiras que dificultam a sua limpeza. Quando não estiver utilizando a piscina mantenha-a coberta.
Limpeza
Uma piscina limpa requer menos troca de água. Portanto, cuide da sua piscina regularmente. Faça a limpeza da superfície com peneiras apropriadas, aspire as sujeiras do fundo, mantenha a filtração da água por no mínimo 6 horas e ajuste o PH, o cloro e a alcalinidade sempre que necessário.
Transbordos
Os transbordos são também grandes responsáveis pelo desperdício de água. Para evitar, ao encher a piscina, não exceda o nível recomendado pelo fabricante. O aconselhado é deixar de 10 a 15 cm abaixo do nível das margens. Isto irá evitar que a água da sua piscina transborde sem necessidade.
Com estas dicas, os banhos de piscina serão saudáveis e conscientes para a economia de água.
Veja também
1 de outubro de 2013
12ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas
7 de março de 2014
Subprefeitura realiza Operação Cata Bagulho em Alto de Pinheiros este sábado
24 de setembro de 2015
Mobilização de moradores viabiliza reformas de duas praças da região
27 de julho de 2013
Debate do plano diretor tem pouca adesão dos paulistanos
12 de maio de 2010