3 de fevereiro de 2014

A SAAP e as faixas exclusivas para ônibus

A SAAP, juntamente com as associações AMadá, associação do Sumarezinho e Vila Madalena, e AAJB, do Jardim da Bandeiras, está dialogando com a CET sobre a implantação de faixas exclusivas para ônibus no viário Heitor Penteado, uma vez que a mesma acarretará impactos nas áreas dos bairros do entorno.

A SAAP acredita que o transporte coletivo deva ser uma prioridade na cidade e não é contra a ideia das faixas exclusivas para ônibus.

Porém a implantação dessas faixas deve ser feita em locais que as comportem e considerando as opções de transporte locais. No caso da Heitor Penteado, as seguintes questões se colocam:

– A Heitor Penteado é uma via estrutural, porém é estreita, com apenas duas faixas de cada lado.

– A implantação das faixas exclusivas implica a interdição de conversões à esquerda no sentido centro-bairro.

– Isso acarretou na mudança do viário local, transformando vias locais em vias de passagem (ruas Rifania e Pedro Soares de Almeida, por exemplo)

– Essa era a rota de acesso, por uma via coletora, para o bairro de Alto de Pinheiros, e agora todos os acessos ao bairro só são feitos por vias locais

– Não há ônibus que ligam o bairro de Alto de Pinheiros ao metrô Vila Madalena, então fica difícil optar por deixar o carro em casa e pegar o transporte coletivo

– Não há opções de transporte coletivo da Heitor Penteado em direção à estação CPTM Cidade Universitária, e muito menos à própria USP

– O único ônibus que descia em direção ao Alto de Pinheiros (percorrendo apenas um trecho pequeno do bairro), a linha 828P Lapa-Barra Funda, não pode mais fazer a conversão para descer, teve de mudar de trajeto o que afetou negativamente os usuários e aumentou o tempo do trajeto, que já era longo. Atualização: os ônibus estão autorizados sim a fazer a conversão à esquerda. Ainda assim, esta linha não é uma opção satisfatória para o bairro, pois o intervalo entre os ônibus costuma chegar a 50 minutos e no sentido Barra Funda > Lapa, o ponto é distante da estação de metrô Vila Madalena. Sem contar que percorre um trecho mínimo do bairro.

– Toda essa falta de opções de transporte coletivo obriga os moradores da cidade que vêm de diversos bairros a cruzar a Heitor Penteado em direção à marginal Pinheiros de carro, o que se tornou inviável

Leia mais: Operação Dá Licença para o Ônibus – Ruas Cerro Corá e Heitor Penteado ganham 2,7 km de faixa exclusiva nesta semana de 27/01

A SAAP defende uma maior mobilidade para a cidade. Por isso luta por ciclovias, luta por faixas de pedestre e por linhas de ônibus, entre outras opções coletivas, motorizadas e sobre trilhos. Mas criar uma faixa exclusiva de ônibus, sem criar linhas de ônibus ou oferecer outras alternativas de transporte, não é uma solução. Por isso vamos conversar com a CET e a SPtrans para procurar a melhor solução.

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Foto: Marina Leite / vc repórter