28 de junho de 2019

Após cinco meses, composteira instalada em praça será aberta e haverá distribuição gratuita de adubo

À primeira vista, parece que estamos diante do ninho de uma ave gigante. No interior daquele emaranhado de galhos, palhas e folhas não há ovos sendo chocados, mas também existe vida. Estamos falando da composteira instalada na praça Comendador Manuel de Melo Pimenta, próxima ao colégio Rainha da Paz. Dentro dela, parte do lixo gerado no dia a dia se transforma paulatinamente no adubo que pode alimentar as plantas de nossas casas.

Todo processo de degradação de matéria orgânica na presença de oxigênio poder ser considerado como compostagem, conforme cartilha desenvolvida com participação do Ministério do Meio Ambiente. Mas o método usado na praça é a compostagem termofílica, quando a decomposição ocorre em temperaturas acima de 45°C (atingindo picos que podem chegar a mais de 70°C).

“Utilizamos o método criado pela Universidade Federal de Santa Catarina. As paredes [leiras] são de galhos, palhas e folhas para permitir a entrada de ar, que ajuda bactérias aeróbicas a transformarem resíduos em adubo”, explica Vladimir Udiloff, que faz parte de um grupo de cidadãos que instalou composteiras em praças na Vila Ida, Jataí e Beatriz.

Dentro delas, são colocados materiais orgânicos como borra de café, casca de ovo e de frutas, folhas, gramas e galhos. “A cada 15 dias, abrimos para colocar mais material lá dentro. Quando enche, deixamos fechados por cerca de cinco meses”, continua Udiloff.

E no próximo domingo, dia 30 de junho, você terá a chance de ver o resultado do lento e fundamental trabalho que as bactérias fizeram na composteira da praça Comendador Manuel de Melo Pimenta. Às 10 horas, ela será finalmente aberta e o adubo produzido, distribuído gratuitamente. Como uma nova composteira será montada na praça, a doação de resíduos orgânicos é bem-vinda.

Fica, então, a nossa sugestão. Afinal, não é todo dia que temos a oportunidade de trocar lixo por alimento nutritivo para nossas plantas e ainda fazer o bem para o meio ambiente!