24 de janeiro de 2014

Ciclovia do Largo da Batata será reativada e expandida

Gazeta de Pinheiros, 24/01/2014, por Diego Gouvêa

Em visita à região, o prefeito Fernando Haddad anunciou a instalação de um bicicletário e a retomada do projeto que prevê a extensão da ciclovia na Faria Lima

Andar de bicicleta pela região deverá ser mais fácil e menos arriscado. Pelo menos essa é a perspectiva do prefeito Fernando Haddad, que em visita ao Largo da Batata na última quarta-feira (22) anunciou a retomada do projeto de ciclovias que terá uma das suas etapas implantada entre os parques Villa-Lobos e Ibirapuera, ao longo de 15 quilômetros. 

O sistema de ciclovias terá ao todo 37 quilômetros de extensão e compreende as avenidas Professor Fonseca Rodrigues, Pedroso de Moraes, Brigadeiro Faria Lima, Engenheiro Luis Carlos Berrini, Chucri Zaidan e Água Espraiada. O projeto é dividido em quatro lotes que serão liberados de acordo com a conclusão das obras, estimadas em 15 meses.

Trecho de ciclovia na Faria Lima que será reformado / G1J
Trecho de ciclovia na Faria Lima que será reformado / G1J

Os trabalhos terão início no lote entre o Villa-Lobos e o trecho da Avenida Brigadeiro Faria Lima até a Rua dos Pinheiros, onde a ciclovia requer adequações técnicas como reforma do piso e sinalização. As intervenções nesta área devem começar entre maio e junho, após a contratação da obra. Esta etapa deve levar três meses para ser finalizada.

O segundo lote será implantado entre a Avenida Cidade Jardim e o Parque do Ibirapuera, enquanto o terceiro e quatro correspondem à continuação do ramal até o Terminal João Dias, pelo trecho entre as avenidas Luis Carlos Berrini e Água Espraiada. As obras destas fases têm previsão de 15 meses.

“A nova ciclovia não só permitirá interligar parques como o Villa-Lobos, do Povo e Ibirapuera como também facilitará o acesso aos centros comerciais da região. Isso vai ajudar àqueles que pretendem trocar o carro pela bicicleta”, afirmou Fernando Haddad.

O prefeito destacou ainda a possibilidade de se utilizar melhor as futuras ciclovias por meio do aluguel de bicicletas do programa Bike Sampa. “O Bilhete Único permitirá a utilização da bicicleta como um verdadeiro modal pelo período de uma hora gratuitamente, com integração aos terminais de ônibus e estações de metrô e trem”, disse Haddad. A partir deste sábado (25), o empréstimo de bikes passará de 30 minutos para uma hora.

Local onde será implantado o bicicletário no Largo da Batata / G1J
Local onde será implantado o bicicletário no Largo da Batata / G1J

Bicicletário

Ao longo do traçado, a ciclovia terá bicicletários para os usuários. O primeiro será implantado ao lado da Estação Faria Lima do Metrô, uma antiga reivindicação da região, com previsão de entrega em março. “Este local é uma conquista dos cicloativistas, que fizeram uma campanha com 26 mil assinaturas para 90 vagas ao lado da estação”, afirma o cicloativista João Paulo Amaral.

O bicicletário vai oferecer serviços de manutenção para bicicletas e terá uma banca de flores nas imediações. Estes dois equipamentos fazem parte das intervenções urbanísticas do projeto de requalificação do Largo da Batata, que será contemplado ainda com conexão wi-fi gratuita e outros mobiliários urbano.

Durante sua visita ao centro de Pinheiros, o prefeito conversou com alguns moradores e comerciantes da região. Um representante do Movimento Boa Praça propôs a ele a instalação de bancos com encosto na esplanada entre os Largos da Batata e de Pinheiros. “Os modelos atuais na maioria das áreas verdes da cidade não têm encosto, são bancos da exclusão, bancos anti-mendigo”, afirmou Ricardo Ferraz, morador da região e membro do grupo.

Antes de ir embora, o prefeito passou pelo Mercado de Pinheiros, onde conversou com os permissionários para colher opiniões sobre como integrar melhor o equipamento com o contexto do novo Largo da Batata. A direção do local sugeriu a implantação de uma feira de produtos orgânicos e a extensão do sistema wi-fi para atrair a população. Haddad se comprometeu a verificar se o projeto urbanístico da região contempla as sugestões.

Ciclovia na Faria Lima será expandido até Ibirapuera, obras no trecho devem começar em maio ou junho / G1J
Ciclovia na Faria Lima será expandido até Ibirapuera, obras no trecho devem começar em maio ou junho / G1J