6 de outubro de 2016
Márcio Atalla dá dicas de onde fazer exercício em Alto dos Pinheiros
Nem bem começou a primavera e já tem muita gente de olho no verão. Mais especificamente, preparando-se para a temporada do calor e das férias. Alto dos Pinheiros, com praças, parques e ruas arborizadas, é um ótimo lugar para se exercitar ao ar livre. O preparador físico de alto rendimento Márcio Atalla, morador do bairro e famoso por seus programas no rádio e na televisão, indica os melhores lugares.
Ruas e avenidas: Arborizado, Alto dos Pinheiros tem várias características ideais para a prática de caminhada, corrida e ciclismo. “A qualidade do ar é melhor, visualmente é mais bonito, é mais fresco pela quantidade de sombras e, por ter boa qualidade de asfalto e espaço pra correr, é mais seguro”, diz Atalla.
Villa-Lobos: O parque “dispõe de quadras de diversas modalidades e grande área para prática de atividades físicas”, destaca o preparador físico.
Praças e parques: Não é só o Villa-Lobos. Atalla destaca ainda a praça Conde de Barcelos, o parque Pôr do Sol e a Província de Saitama. “Todos são espaços bem estruturados.” Para malhar, ele chama atenção especialmente para as estações de exercício instaladas no canteiro da pista central em frente ao Villa-Lobos. “Lá dá pra fazer musculação e alongamento. Fora isso, basta ter uma pequena orientação e usar o próprio peso do corpo ou elásticos que é possível fazer um grande treino em outras praças e parques.”
Escolhido um lugar para fazer exercícios, não deixe de se preparar para evitar contusões. “Antes da atividade aeróbica, faça um bom aquecimento. Para quem vai correr, o importante é caminhar, trotar e, depois, entrar no ritmo da corrida”, sugere Atalla, que também ressalta a importância do alongamento: “O recomendado é reservar um tempo, de 10 a 20 minutos, apenas para alongar pelo menos duas vezes por semana, num período separado do treino aeróbico ou de força”.
Veja também
19 de março de 2015
Paisagismo nas áreas verdes adotadas pela SAAP
20 de agosto de 2015
SAAP prepara livro com história, mapas e dados sobre Alto dos Pinheiros
25 de agosto de 2012
Missão e objetivos
8 de novembro de 2019