24 de setembro de 2015

Mobilização de moradores viabiliza reformas de duas praças da região

As praças Vicentina de Carvalho e Província de Saitama, ambas em Alto de Pinheiros, vão, aos poucos, deixando de lado seu ar de abandono para se tornarem espaços públicos revigorados. Por trás da nova aparência, não está um milagre, mas sim a mobilização dos moradores do entorno, que conseguiram viabilizar os recursos necessários para empreender as reformas.

Em parceria com a SAAP, criaram um projeto de intervenção que foi levado ao vereador José Police Neto (PSD), que, por sua vez, elaborou e conseguiu aprovar as emendas para garantir os recursos para as reformas.

“É muito importante que os moradores se mobilizem em prol de melhorias para os seus bairros. As reivindicações são muito mais legítimas quando partem do coletivo, quando exprimem a vontade popular”, ressaltou o vereador, cujas emendas, neste ano, destinaram R$ 60 mil para as reformas na Vicentina de Carvalho e R$ 50 mil para a Província de Saitama.

Esta última praça estava muito degradada, mas, desde 2013, vem passando por intervenções graças à mobilização e posterior fiscalização dos moradores do entorno. A evolução das obras, aliás, pode ser acompanhada em um blog mantido por alguns deles: https://pracasaitama.wordpress.com/

reforma praca saitama

Atualmente em fase final, as obras na Província de Saitama – segundo a Subprefeitura de Pinheiros, responsável pelas intervenções – abrangem a troca do alambrado da quadra que há na praça, a construção de uma mureta nas laterais de uma escadaria, a troca das calhas de escoamento de água pluvial e a uma mudança de piso.

De acordo com a Subprefeitura de Pinheiros, na Vicentina de Carvalho a principal obra é a revitalização do playground, que fica no centro da praça e funciona como um coração do espaço.

reforma praca_vicentina de carvalhoA SAAP espera que, assim como aconteceu na Província de Saitama, os moradores do entorno da Vicentina de Carvalho também continuem mobilizados. A associação se oferece para ajudar nesta organização, para fiscalizar a manutenção do espaço e perpetuar as melhorias conseguidas.

As reformas, de acordo com a subprefeitura, começaram em 3 de agosto na Vicentina de Carvalho e dois dias depois na Província de Saitama, e tem prazo de 90 dias para terminarem.

Em tempos de crise econômica, aliás, é muito difícil aprovar e conseguir a execução de uma emenda ao orçamento. Basta dizer que apenas três estão sendo executadas no âmbito da Subprefeitura de Pinheiros, duas delas referentes às reformas das praças.

Segundo Police Neto, tal feito se deve “a um esforço do nosso mandato em termos de articulação e trabalho técnico. Acredito que conseguimos convencer a Subprefeitura de que as demandas são legítimas e representam a vontade dos moradores do bairro”, ressaltou.

O vereador destacou ainda a importância da mobilização dos moradores e o bom relacionamento com a SAAP, que serviu de intermediária entre os desejos por mudanças e as reivindicações ao poder público.