1 de setembro de 2014

Moradores discutem os espaços públicos do bairro e o novo Plano Diretor Estratégico em encontro promovido pela SAAP

SAAP, 01/09/2014

Na última segunda-feira, dia 25 de agosto, a SAAP promoveu mais um encontro para que seus associados e os moradores do Alto dos Pinheiros pudessem conversar sobre urbanidade e os espaços públicos do bairro, em especial suas praças. Mas o futuro da nossa região, com base no recém aprovado Plano Diretor Estratégico (PDE), também teve seu espaço na conversa.

Os cerca de 70 participantes presentes no anfiteatro do Colégio Santa Cruz ouviram de Mauro Calliari, morador e sócio da SAAP, sobre a importância dos espaços públicos para nossa sociedade e o processo que a cidade de São Paulo vive de reapropriação destes, graças às legislações recentes e aos movimentos da sociedade civil. Também apresentou referências de estudiosos sobre o bom espaço público e o que atrai as pessoas. Ofereceu uma lista de critérios para avaliar os bons espaços públicos, elaborada pelo arquiteto dinamarquês por Jan Gehl, conforme quadro abaixo.

 1364786882_portada 12 critérios para avaliar bons espaços públicos, por Jan Gehl

  1. Proteção contra o tráfego
  2. Segurança nos espaços públicos
  3. Proteção contra experiências sensoriais desagradáveis
  4. Espaços para caminhar
  5. Espaços de permanência
  6. Ter onde sentar
  7. Possibilidade de observar
  8. Oportunidade de conversar
  9. Locais onde se exercitar
  10. Escala humana
  11. Possibilidade de aproveitar o clima
  12. Boa experiência sensorial

Posteriormente foram apresentados dois casos em que moradores de Alto dos Pinheiros revitalizaram praças do bairro. Primeiro, Beatriz Bracher, sócia da SAAP, contou como tem cuidado, junto com seus vizinhos, da Praça Conde de Barcelos. Em 2001 ela estabeleceu um termo de cooperação com a prefeitura para reformar e manter a praça. Nestes 13 anos, foram feitas intervenções no paisagismo e no parquinho, e foi criada uma pista de corrida que a transformou em um dos pontos de referência para a atividade na região. As mudanças melhoraram a frequência da praça e trouxeram mais segurança ao entorno. Hoje quatorze pessoas contribuem com a manutenção do local.

Marcia Woods e Carine Galvão, diretoras da SAAP, relataram os esforços feitos nos últimos dois anos pelos moradores do entorno da Praça Província de Saitama na sua revitalização. São 15 famílias que contribuem financeiramente com a limpeza e pequenas melhorias da praça, e fazem a articulação para grandes melhorias: como a doação de um novo do parquinho, feita pela empresa Taterka, e a reforma do passeio interno, realizada pela Subprefeitura de Pinheiros. As moradoras ressaltaram a importância da SAAP no processo, orientando sobre os trâmites junto à subprefeitura e compartilhando as experiências semelhantes que aconteceram no bairro.

Ignez Barreto, presidente do conselho consultivo da SAAP, finalizou as apresentações do evento explicando o processo de elaboração do PDE e os próximos passos que virão com a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, o Plano Regional e o Plano de Bairro. Em relação as Zonas Estritamente Residenciais (ZER) como Alto de Pinheiros, Ignez ressaltou a vitória das associações de bairros residenciais que batalharam para que o conceito de ZER fosse mantido no novo PDE. Ela também pontuou as diretrizes que se referem a essas áreas, que abarcam discussões em relação a mobilidade, a proteção da vegetação arbórea, a definição dos corredores de comércio e serviço, traffic calming, e a garantia dos parâmetros urbanísticos restritivos. Também foi colocado que a SAAP promoverá encontros com os moradores e associados do bairro, para discutir as propostas de mudanças para o bairro, em linha com a legislação recém aprovada. 

Maria Helena Bueno, presidente da SAAP, fechou o evento convocando todos a participar das discussões, e iniciar seu engajamento respondendo a pesquisa on-line conduzida pela SAAP sobre as percepções dos moradores sobre o bairro e sobre a associação – e chamando seus vizinhos e amigos para responderem também.

Responda à pesquisa aqui: O que penso sobre o Alto dos Pinheiros