6 de julho de 2015

Ofício da SAAP pede à CET melhorias na sinalização de trânsito

A Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros (SAAP) enviou à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) um ofício com seis demandas para melhorar a sinalização da região, com objetivo de aumentar a segurança no trânsito.

CET_IMG_0003

O documento (leia a íntegra), datado de 15 de junho, contempla alguns pedidos que a SAAP tem recebido dos moradores, sobretudo os ligados a pinturas e colocação de placas. As intervenções solicitadas foram as seguintes:

  • Colocação de semáforo ou lombada eletrônica no cruzamento entre as avenidas Antonio Batuíra e Semaneiros;
  • Pintura da faixa de pedestres na esquina da Praça Panamericana com a avenida Manuel José Chaves;
  • Pintura de seis lombadas cuja sinalização está apagada;
  • Colocação de mais placas e conserto das já existentes na praça Ignez Pestana;
  • Sinalização horizontal no cruzamento das avenidas Pedroso de Morais e Semaneiros;
  • Sinalização horizontal na avenida dos Semaneiros, no trecho entre a rua Alberto de Faria e a rua Antonio de Gouveia Giudice.

As demandas foram apresentadas após um café da manhã, em 13 de maio, com dois representantes da CET, os engenheiros Issao Hino e Regina Lúcia de Souza, na sede da SAAP. No encontro, eles explicaram como funciona o encaminhamento de pedidos e como o órgão os processa internamente.

Ficou claro, por exemplo, que a instalação de semáforos é um pedido mais difícil de ser atendido – o custo da instalação fica em R$ 60 mil. Os representantes disseram que a CET sofre tanto com a escassez de recursos quanto de funcionários, e que, no momento, prioriza pedidos de regiões mais periféricas. A instalação até pode ser paga pelo interessado, mas o custo impossibilita que a SAAP o faça.

Hino e Regina sugeriram, então, que a associação apresentasse uma primeira leva de demandas específicas e bem fundamentadas para que eles analisassem – o que foi feito com esse primeiro ofício.

Você pode ajudar

A chance de obtermos equipamentos mais custosos (como semáforo e radares) aumenta se conseguirmos demonstrar, de maneira inequívoca, a necessidades deles. Nossa estratégia é criar um banco de fotos de acidentes, para deixar claro que eles são recorrentes em algumas vias. Você pode nos ajudar com isso: ao vir um acidente de trânsito, fotografe e envie a imagem para nosso e-mail (saap@saap.org.br).