24 de janeiro de 2014

Operação Dá Licença para o Ônibus – Ruas Cerro Corá e Heitor Penteado ganham 2,7 km de faixa exclusiva nesta semana de 27/01

CET, 24/01/2014

Coletivos terão prioridade à direita em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas em direção ao Centro e das 17 às 20 horas rumo ao Bairro. No total, mais 4,7 km de faixas exclusivas serão ativados na semana de 27/01.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta semana de 27/01, mais 2,7 km de faixa exclusiva à direita para ônibus nas ruas Cerro Corá e Heitor Penteado, na Zona Oeste da cidade. O transporte coletivo terá prioridade nos seguintes novos trechos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas em direção ao Centro e das 17 às 20 horas rumo ao Bairro:

– Na Rua Cerro Corá, em ambos os sentidos, entre as ruas Heitor Penteado e Carmimuá e entre as ruas Jacuanga e Mário Whaterley;

– Na Rua Cerro Corá, no sentido Bairro, entre as avenidas Diógenes Ribeiro de Lima e Queiroz Filho;

– Na Rua Heitor Penteado, no sentido Centro, entre as ruas Cerro Corá e João Moura – Esse trecho se conecta à faixa já existente, sentido Centro;

– Na Rua Heitor Penteado, no sentido Bairro, entre a Rua Jaciporã até a Rua Cerro Corá.

heitor penteado
A ativação está inserida na Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Na semana de 27/01, ao todo, serão inaugurados 4,7 km de faixas exclusivas por diversas vias da cidade. Desta forma, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 308,3 km de faixas exclusivas na capital paulista.

Alterações no sistema viário

Com os ônibus circulando com prioridade à direita, o tráfego geral terá uma faixa de rolamento remanescente à disposição. Para tanto, foram efetuadas alterações na regulamentação de estacionamento ao longo da Rua Cerro Corá, com proibição de estacionar em ambos os lados por período integral.

Na Rua Heitor Penteado, as conversões à esquerda junto aos cruzamentos da Rua Oscar Caravelas e Rua Pereira Leite serão desativadas, tendo como opção para a Rua Oscar Caravelas o sistema binário implantado nas ruas Rifaina e Pedro S. de Almeida. Para a Rua Pereira Leite, a opção é a Rua Cerro Corá.

As ruas Rifaina e Pedro S. de Almeida terão seu sentido de circulação invertido na noite de sábado (25/01) para domingo (26/01). Com a proibição da conversão à esquerda da Rua Heitor Penteado, sentido Bairro, junto à Rua Oscar Caravelas, a alternativa passa a ser acessar a Rua Rifaina, Rua Pedro S. de Almeida, retornando na Rua Heitor Penteado à esquerda e convergindo à direita na Oscar Caravelas.

Faixas de vinil informativas serão colocadas na região orientando as mudanças. Para melhor compreensão, veja o croqui em anexo.

CERRO CORA
População beneficiada

Pela Rua Cerro Corá, circulam 13 linhas de ônibus municipais, transportando 94.163 passageiros por dia útil, com freqüência média de 68 ônibus/hora nos horários de picos.

Na Rua Heitor Penteado, no trecho desta implantação, circulam no sentido Centro dez linhas de ônibus municipais, transportando 78.155 passageiros por dia útil, com freqüência média de 71 ônibus/hora no horário de pico manhã. Em direção ao Bairro, passam 16 linhas levando 123.344 passageiros por dia útil, com freqüência média de 64 ônibus/hora no horário de pico da tarde.

Fiscalização

A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir do dia 10/02, a fiscalização será intensificada.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público

– Respeite a sinalização;

– Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;

– Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.