13 de outubro de 2016

Parque Pôr do Sol: inscrições para conselho gestor agora vão até 30 de outubro. Participe!

Você já pensou em colaborar com a gestão de um dos espaços públicos mais importantes de Alto dos Pinheiros? A inscrição para os interessados em participar do conselho gestor do Parque Pôr do Sol foi prorrogada para 30 de outubro. Das cinco vagas abertas à sociedade civil, três são para frequentadores do parque. A eleição dos membros será em 13 de novembro, e a posse deve ocorrer até um mês depois.
Os conselhos gestores dos parques municipais têm como função “participar do planejamento, gestão, avaliação e controle da execução das atividades do parque e da política de meio ambiente e sustentabilidade em sua área de abrangência”, de acordo com a lei 15.910/13.
Esse papel é ainda mais importante no Pôr do Sol, que sofre com o descaso desde que deixou de ser praça e se tornou parque, em agosto de 2015. Assim, saiu do guarda-chuva da Subprefeitura de Pinheiros e foi para a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Sem recursos, o espaço sofre com a falta de manutenção e de manejo, e a limpeza é insuficiente. Além disso, ainda falta estrutura física mínima, como banheiros e bebedouros.
Algumas das melhorias, argumentou a Prefeitura, tinham de ser propostas por um conselho gestor – mas o edital para a eleição demorou um ano a ser elaborado e publicado.
As inscrições para os interessados em participar iriam até 30 de setembro, mas foram prorrogadas até 30 de outubro. Elas devem ser feitas na Subprefeitura de Pinheiro. Para mais informações, acesse: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/conselhos_gestores/index.php?p=40498
Entre as oito vagas em disputa, há, além daquelas destinadas a frequentadores (três titulares e três suplentes), uma para representante de organizações da sociedade civil que atuem na região do Pôr do Sol e uma para representante de trabalhadores de entidades públicas ou privadas que atuem no parque. Ao menos três cadeiras têm de ser preenchidas por mulheres.