16 de setembro de 2015

Participação em conselho pode ajudar a melhorar segurança do bairro

Em vez de apenas observar o policiamento do seu bairro, por que não conversar com os responsáveis pelo serviço e ajudá-los na resolução dos principais problemas? Mensalmente, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Pinheiros reúne moradores, a comandante da Polícia Militar e o delegado titular da região.

Os encontros são abertos a qualquer morador. “Os conselhos são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais”, explica a coronel Dulcinéia Lopes, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), que faz o policiamento da região de Pinheiros.

batalhao PM

O Conseg Pinheiros já discutiu temas como a segurança durante o Carnaval, a situação da Vila Madalena durante a Copa do Mundo, ocorrências policiais de interesse da comunidade e dados e metas sobre criminalidade.

Criado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo em 1985, o modelos dos Consegs é elogiado pela comandante. “A legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que eles representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem-sucedida iniciativa de polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil”, destaca.

Em Pinheiros, as reuniões acontecem na primeira segunda-feira de cada mês. A próxima será em 5 de outubro, às 19h30, na sede da Associação Comercial de Pinheiros (rua Simão Álvares, 517). Participe!