16 de setembro de 2021

Campanha de reciclagem é chance de reforçar senso comunitário, diz diretora da SAAP

 

A SAAP e empresas parceiras realizam, no próximo sábado (18 de setembro), a mais ampla campanha de coleta de resíduos recicláveis já feita no bairro. O evento, parte das atividades do Dia Mundial da Limpeza, será uma oportunidade para recolher materiais difíceis de serem reaproveitados (como eletroeletrônicos, isopor e aerossóis) – mas também para reforçar o senso comunitário no bairro, disse a diretora de Sustentabilidade da SAAP, Carine Galvão, em entrevista ao canal do YouTube IPP TV, da Igreja Presbiteriana de Pinheiros.

“Muitos moradores e empresas de diferentes ramos – quase todas instaladas na nossa região – estarão engajados num objetivo comum: cuidar do nosso ambiente”, afirmou. Esse tipo de campanha, defendeu Carine, é uma oportunidade não só de fazer descarte correto, mas também de repensar hábitos de consumo, conscientizar-se – e também de educar as crianças.

A coleta será feita das 9h às 17h, no estacionamento da Local Imóveis de Alto dos Pinheiros, em esquema de drive-thru. Vamos recolher produtos de informática (incluindo cabos, fios, carregadores, celulares…), de som e vídeo (monitores, CDs, fones de ouvido…), eletroportáteis (barbeadores, calculadoras, secadores de cabelo…), materiais de escrita (lápis, caneta, canetinha…), aerossóis, lâmpadas e isopor, entre outros (veja a lista completa de itens que serão recolhidos). Também podem ser levadas publicações (livros, apostilas, cadernos, revistas…) – o que estiver em bom estado será doado, o restante será reciclado.

“Teremos uma equipe de voluntariados, que estará lá prontinha para retirar os materiais dos carros”, comentou Carine. Ela frisou que não é preciso levar os materiais já separados. “Pode colocar tudo numa caixa e levar. A gente vai fazer a triagem e dar o destino adequado.” Quem levar os resíduos ganhará uma muda de tempero – embalada num celofane compostável, que pode ser plantado junto com a muda.

Na entrevista, a diretora de Sustentabilidade da SAAP destacou que resíduos como os que serão coletados no sábado não podem ser descartados no lixo comum. Não só porque são recicláveis, mas porque parte deles carregara materiais que deterioram o meio ambiente (como lâmpadas e eletroeletrônicos). “São resíduos que requerem tratamento especial para ser descontaminado”, afirma.

Várias empresas estão apoiando a SAAP nessa campanha: Aster, Dinâmica Ambiental, Ferring, Local Imóveis, Recycare, Sabesp e Valora. Outras fizeram ações internas para coleta: Hughes, Più Saluti e Tikun Olam. A Igreja Presbiteriana de Pinheiros e a escola Vera Cruz estão ajudando na divulgação.