16 de março de 2022

Acordo pioneiro capitaneado pela SAAP permite reciclagem de aerossóis

Uma parceria estimulada pela SAAP, envolvendo a principal recicladora de embalagem de aerossóis do Brasil, a Dinâmica Ambiental, e a rede de lojas paulistana Casa Toni, está permitindo que Alto dos Pinheiros dê destinação adequada a esse tipo de produto – cujo consumo no país chega a 1,4 bilhão de unidades por ano, segundo dados de 2019 da Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários (Abas).

O acordo baseia-se sobretudo em dois princípios instituídos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Um é o da responsabilidade compartilhada, segundo o qual todos os envolvidos no ciclo de vida de um produto são responsáveis por lhe dar encaminhamento correto até a destinação final: comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e prestadores de serviços de limpeza e manejo dos resíduos sólidos urbanos. “As associações de bairro, por defenderem o bem-estar e a boa zeladoria em suas áreas de atuação, têm um papel a cumprir nessa área. E têm condições de desempenhar bem, dada sua capilaridade junto a diversas esferas, incluindo órgãos municipais, empresas e, principalmente, moradores”, afirma a diretora de Sustentabilidade da SAAP, Carine Galvão.

O outro princípio é o da logística reversa, que obriga as empresas a aceitarem o retorno de seus produtos descartados e se responsabilizarem pelo destino desses itens. Afinal, após o consumo algumas embalagens podem demandar um tratamento especial, em função de suas características. As de aerossol estão entre elas, pois contêm resquícios de gases tão inflamáveis quanto o gás de cozinha. E, como em inúmeras regiões do Brasil, essas latas são um problema em Alto dos Pinheiros.

A SAAP vinha notando um aumento das queixas dos moradores sobre a presença de pernilongos no bairro, particularmente nas épocas de calor e chuvas fortes – afinal, estamos próximos do rio Pinheiros e num bairro com muito verde. Isso provoca uma grande demanda de produtos como repelentes e inseticidas – a ponto de, entre final de 2019 e o início de 2020, esse tipo de produto ter se esgotado nas farmácias da região.

O pico de consumo acendeu a luz amarela: embora fosse grande a demanda por embalagens de aerossol (não só inseticidas, mas também desodorante, espuma de barbear, tinta, desodorizador de ambientes…), não havia no bairro um local específico para recolher o material.

Empresa Amiga do Bairro

Assim, em 2020 a SAAP entrou em contato com a Dinâmica Ambiental. Fomos estudar a possibilidade de implantação de pontos de coleta em Alto dos Pinheiros. “A empresa comprou imediatamente a ideia, nos encorajando a encontrar pontos no bairro em que pudéssemos colocar seus coletores. Coletores, coleta e destinação correta ficariam por conta dela”, afirma Carine.

Entramos em contato com as empresas participantes do programa Empresa Amiga do Bairro. “Várias se prontificaram a receber os coletores, comprovando que o programa de parcerias é efetivo. Nossas empresas se engajam, são amigas do bairro mesmo”, comenta a diretora da SAAP.

Após análise criteriosa, a Dinâmica concluiu que a Casa Toni era uma ótima opção, por ser um comércio de portas abertas e vender tintas – produto que, em alguns casos, é justamente armazenado em latas de aerossol.

A Casa Toni confiou de tal forma na parceria proposta pela SAAP que estendeu o serviço para todas as suas seis unidades no município. “É um desafio, porque pressupõe não somente educar os moradores para o descarte correto, mas os próprios colaboradores. Estamos falando de uma prestação de serviço público em uma loja privada, e não da venda de um novo serviço”, diz Carine.

A coleta

Os coletores chegaram às seis unidades em maio do ano passado. Cada loja recebeu dois: um para latas de aerossol, outro para as tampinhas de plástico usadas nessas embalagens.

Nos dez primeiros meses do projeto, os clientes levaram espontaneamente 25 quilos de latas e 25 quilos de tampinhas. Além disso, as embalagens também foram coletadas durante a campanha da SAAP no Dia Mundial da Limpeza.

“Com o tratamento correto das latas pela Dinâmica, garantimos não somente a reciclagem do alumínio, do aço e do plástico, mas também o encaminhamento ambientalmente correto dos restos de produtos químicos do interior das latas”, ressalta Carine. “E os tótens colocados nas lojas são pura educação ambiental!”

Vale destacar que o projeto tem um caráter pioneiro. Foi concebido e implantado assim que a Abas, a Cetesb e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) assinaram um termo de compromisso de logística reversa no estado de São Paulo. A meta é que as empresas que aderiram ao plano deem, até 2024, destinação correta a 27% das embalagens de aerossóis que colocarem no mercado. Parece pouco? Estima-se que, no Brasil, o percentual fique abaixo de 2%.

A SAAP agradece a Dinâmica Ambiental, por ter acolhido a ideia e prestar esse serviço, e a Casa Toni, por ter aceito o desafio e firmado a parceria conosco. Esperamos que os moradores se empenhem em levar suas embalagens até a loja (av. Diógenes Ribeiro de Lima 2.412). E convidamos outras associações de moradores a abraçar com a SAAP a causa da logística reversa!