24 de julho de 2019

SAAP entrevista nova presidente do Conseg Pinheiros; conheça as prioridades da nova gestão

Fortalecer laços entre moradores para criar uma rede cada vez maior de apoio ao combate à criminalidade e dar ainda mais transparência às demandas de segurança da nossa região. Esses são alguns dos objetivos que vão nortear a atuação da nova gestão do Conseg Pinheiros, segundo Ivana Queiroz, presidente empossada em maio. O site da SAAP conversou com Ivana, que estará no comando do conselho durante o biênio 2019-2021. Confira os principais trechos da entrevista.

 

Renovação
“Ao longo dos três meses entre a apresentação das chapas e a votação, trabalhamos duro por uma renovação. A direção anterior fez um trabalho muito sério, mas ficou à frente da entidade por muito tempo.”

Furtos
A nova presidente do Conseg vê os furtos a automóveis e a residências como os principais problemas de segurança em Alto dos Pinheiros. “O cobertor é curto. Quando a polícia reforça as rondas para prevenir crimes nas casas, cresce o problema com veículos, e vice-versa”, argumenta, acrescentando que a falta de comunicação entre moradores ajuda a criar um ambiente mais favorável a esses delitos.

Vizinhança Solidária
Ivana Queiroz considera que o programa Vizinhança Solidária, que tem como base a prevenção criminal com a participação ativa da comunidade, é uma forma de ajudar a contornar a questão dos furtos. Nos últimos anos, a iniciativa tem sido amplamente apoiada e divulgada pela SAAP.

“É um projeto de sucesso da Polícia Militar e que tem conseguido bons resultados no bairro. Pretendemos reforçar os grupos que nos procuram e, com isso, dificultar a ação dos criminosos.”

Transparência
Até o momento, foram realizadas duas reuniões sob o comando da nova gestão. A partir delas, algumas medidas já começaram a ser adotadas, como a solicitação para que poder público divulgue, a cada encontro, informações referentes à região. “Também estamos fazendo um cadastro das demandas ligadas à prefeitura, Polícia Civil, Polícia Militar e CET. A ideia é criar uma planilha com as solicitações mais recorrentes e apresentar dentro de seis meses, para que possamos gerar dados e prestar contas à população.”

Ivana destaca ainda que a diretoria da entidade irá se empenhar para que as demandas sejam atendidas pelo poder público com agilidade.

Acesso às atas
Outra medida relacionada à transparência é a divulgação das atas das reuniões. A nova presidente explica que, como o Conseg não dispõe de verba própria, ainda não foi possível criar um site para disponibilizar o conteúdo de maneira mais ampla. “Porém, temos levado uma cópia do documento aos encontros para que as pessoas possam consultá-la”, afirma.

O Conselho Comunitário de Segurança de Pinheiros atua na área de abrangência do 14º Distrito Policial de Pinheiros, que inclui os bairros de Pinheiros, Jardim das Bandeiras, Vila Madalena, Vila Beatriz, Vila Ida, Alto de Pinheiros e City Boaçava. Suas reuniões são abertas a todos os moradores da região e acontecem toda primeira segunda-feira de cada mês, das 19h30 às 21h, na sede da Associação Comercial de Pinheiros, na Rua Simão Álvares, 517.

Nós, da SAAP, entendemos que é fundamental estar a par dos assuntos relacionados à segurança de onde vivemos. Acreditamos na força da coletividade e no quanto ela é capaz de ajudar na busca de soluções para problemas cotidianos. Por isso, a associação está presente em todas as reuniões do Conseg e convida você a participar conosco. Seja um cidadão atuante!