27 de janeiro de 2014

Vitória dos ciclistas

Change.org, 27/01/2014

Após pressão, Haddad promete bicicletário na Faria Lima para março

Abaixo-assinado pelo bicicletário recebeu mais de 22 mil assinaturas

São Paulo – Após seis meses de negociações com o poder público e concessionárias e a entrega de abaixo-assinado somando 22 mil assinaturas para a prefeitura de São Paulo, ciclistas garantiram o bicicletário na estação Faria Lima do Metrô. O prefeito Fernando Haddad anunciou a entrega da obra para março. “É com muita satisfação que recebemos a notícia que a nossa demanda por um bicicletário no Largo da Batata finalmente vai se tornar realidade. Não foi uma conquista fácil, foram muitas reuniões e desaforos engolidos”, lembra Raphael Monteiro de Oliveira, da CicloLiga.

bicicletario batata

Projeto do bicicletário com floricultura / SPUrbanismo

Em julho de 2013 a CicloLiga, uma rede de grupos cicloativistas, criou um abaixo-assinado na Change.org pedindo a instalação de um bicicletário na estação Faria Lima do Metrô, ponto estratégico na rede cicloviária ligada à avenida. “Não faz sentido ter uma ciclovia que leva ao metrô se não há bicicletário, porque fica impossível fazer a integração. Quem circula por ali precisa amarrar a bike em postes, na rua ou andar até o estacionamento mais próximo”, comenta Raphael.

Ciclistas ou não, brasileiros de diversos estados apoiaram a causa e a petição recebeu mais de 22 mil assinaturas. Em 27 de agosto, eles ganharam o primeiro aliado na prefeitura, ao fazer a entrega do abaixo-assinado ao sub-prefeito de Pinheiros, Angelo Filardo, que declarou apoio à campanha e se comprometeu a acompanhar a viabilização do bicicletário.

As duas reuniões seguintes na prefeitura não foram tão otimistas. Apesar de receberem o abaixo-assinado, havia um impasse entre a prefeitura e a Via 4 sobre quem iria gerir o bicicletário. “Chegou um momento em que achamos que eles iriam desistir do projeto, mas esta semana finalmente recebemos a notícia oficial de que o bicicletário seria entregue”, declara o representante da CicloLiga.

De acordo com a Diretora de Campanhas da Change.org no Brasil, Graziela Tanaka, as campanhas por melhores condições de infra-estrutura têm se destacado na plataforma. “É impressionante a forma como questões urbanas e de mobilidade vêm ganhando força através dos abaixo-assinados online. Essa foi a causa mais vitoriosa na plataforma em 2013 e mostra que a pressão dirigida ao poder público através dos abaixo-assinados está gerando um impacto concreto nas nossas cidades”, conta Graziela.