27 de setembro de 2022

Em sua 9ª edição, campanha de reciclagem da SAAP mantém parceria com associações e vai arrecadar roupas

Revire o cantinho da bagunça, limpe seus armários, marque na agenda: a próxima campanha de coleta de recicláveis da SAAP está com data marcada. A nona edição do evento ocorrerá em 22 de outubro, um sábado, e fará parte da Semana Lixo Zero, capitaneada no Brasil pelo Instituto Lixo Zero. Assim como no evento anterior, associações de moradores de bairros vizinhos vão ajudar na divulgação e novamente também serão recolhidas roupas em bom estado.

A iniciativa é da SAAP com a Recycare, empresa especializada na reciclagem de eletroeletrônicos. Temos apoio da Local Imóveis, da Dinâmica Ambiental (recolhimento e reciclagem de aerossóis), da Aster, da Ferring Pharmaceuticals, BUCC Workspaces, Igreja Presbiteriana de Pinheiros, Polo EaD Pinheiros do Mackenzie, Sabesp, Piu Salute e outros. Entre as associações de bairro, estarão conosco a Sociedade Amigos da Vila Madalena (Savima), a Associação dos Moradores de Pinheiros (Amor Pinheiros) e a Associação dos Moradores das Ruas Morás, dos Tamanás, Iquitos, Zapara, dos Miranhás, Jupuá e dos Juris (AmoCity Morás).

Paralelamente, em algumas empresas e condomínios associados à SAAP haverá coleta interna, numa parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), responsável por implantar e operacionalizar logística reversa de produtos do setor.

Veja mais informações na sequência de perguntas e respostas abaixo.

Quando será a coleta?
Em 22 de outubro, um sábado, das 9h às 17h.

Aonde os materiais devem ser levados?
No mesmo lugar das campanhas mais recentes: o estacionamento da Local Imóveis de Alto dos Pinheiros, a poucos metros da praça Pan-Americana: Av. Pedroso de Morais, 2.646

Como será a coleta?
Em sistema de drive-thru: leve os materiais no carro; no local, haverá uma equipe da Recycare e voluntários para recolhê-los, organizá-los e esclarecer eventuais dúvidas. Como forma de agradecimento, quem participar vai ganhar uma muda de tempero.

O que posso levar para reciclagem?

  • Produtos de informática: computadores desktops, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares, secretárias eletrônicas, fax, telefonia, placas de circuito integrado, reatores, fios e cabos de energia, discos rígidos, fitas de backup, copiadoras, gravadores e reprodutores de DVD, monitores de LCD, plotters, scanners, terminais de caixa, terminais inteligentes, thin clients, unidades de armazenamento externo, cartuchos de tinta, toners, celulares, acessórios, mídias, PABX, modems, MP3 players, iPods, roteadores, smartphones, teclados, equipamentos de rede…
  • Som e vídeo: monitores, televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD, VHS, equipamentos de áudio, filmadoras, câmeras VHS, decodificadores, caixas de som, home theaters, aparelhos de blu-ray, autorrádios, rádios, caixas acústicas, câmeras fotográficas digitais, microfones, fones de ouvido, fitas VHS, fitas-cassete, LPs, CDs, DVDs, videolasers, cartucho de videogames, videogames, videokês…
  • Eletroportáteis: batedeiras, secadores de cabelo, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, multiprocessadoras, aquecedores, aspiradores de pó, cafeteiras, centrífugas, máquinas de costura, máquinas de escrever, torradeiras, vaporizadores, ventiladores de mesa, ventiladores de chão, agendas eletrônicas, barbeadores, calculadoras…
  • Pilhas e baterias
  • Materiais de escrita: canetas, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, marca-texto, canetinhas, apontadores…
  • Aerossol: todas as embalagens, como desodorante, creme de barbear, repelente, tinta…e suas respectivas tampas
  • Outros materiais: isopor, lâmpadas, chapas de raios X…
  • Publicações: livros, revistas, fascículos, enciclopédias, cadernos, apostilas… (o que estiver em bom estado será doado, o restante será reciclado)
  • Doação de roupas: desde que estejam em bom estado.

Qual o destino dos materiais coletados?
A maioria do que for recolhido em 22 de outubro (eletroeletrônicos, lâmpadas, isopor…) vai para a Recycare, que classifica, pesa e separa os itens por categoria. O que for possível ser reutilizado será. O restante volta ao ciclo produtivo como matéria-prima (placas de circuito, plástico, metal, vidro…). Isopor e lâmpadas são encaminhados pela Recycare a empresas especializadas na reciclagem desses itens. Nada é perdido no processo. E, ao final, a Recycare emite um certificado de destinação correta.

No caso de livros e publicações, o que estiver em bom estado será doado a instituições, por meio do programa Ciranda da Leitura. O restante será reciclado.

Com os aerossóis, a responsabilidade é da Dinâmica Ambiental, especializada no tema (leia mais sobre a reciclagem de aerossóis em Alto dos Pinheiros).

No caso dos materiais de escrita, a própria SAAP os recolhe e envia à TerraCycle, que tem um programa em parceria com a Faber-Castell para dar destinação correta a esse tipo de instrumento (leis mais sobre reciclagem de materiais de escrita).

Já roupas e cobertores em bom estado vão para o bazar da Igreja Presbiteriana de Pinheiros.

Sou responsável por uma empresa ou condomínio associado à SAAP e tenho interesse em receber um coletor de eletroeletrônicos. O que devo fazer?

Entre em contato com a SAAP por e-mail (saap@saap.org.br) ou WhatsApp (11- 97169-0954). Adiantamos que a instalação, o agendamento e a retirada do material não têm custo algum.

Total de resíduos coletados e reciclados nas campanhas da SAAP
1ª edição4,1 toneladas
2ª edição2,0 toneladas
3ª edição2,0 toneladas
4 ª edição2,4 toneladas
5 ª edição1,2 toneladas
6 ª edição9,7 toneladas
7 ª edição6,3 toneladas
8 ª edição5,7 toneladas