12 de dezembro de 2018

Para minimizar transtornos do Carnaval de rua, SAAP pede informações sobre desfiles de blocos

Guto Marcondes/SMPR

Para muitos, Carnaval é tempo de alegria e diversão, mas para os moradores de bairros por onde passam os tão populares blocos de rua, a festa de Momo quase sempre é sinônimo de dor de cabeça. Além do barulho excessivo, a grande concentração de foliões traz uma série de transtornos. Algumas vias, por exemplo, ficam intransitáveis. A notícia de que, em 2019, o Carnaval de rua em São Paulo será 60% maior provocou ainda mais apreensão. Com intuito de preparar os moradores de Alto dos Pinheiros para o que vem pela frente, a SAAP pediu ao poder público algo mais do que legítimo: informação.

Em 6 de dezembro, solicitamos, via ofício endereçado à prefeita regional de Pinheiros, Juliana Ribeiro, detalhes sobre os locais onde acontecerão os desfiles e como será o esquema de dispersão dos foliões.

Assustados com a notícia de que a festa terá ainda mais blocos neste ano, os moradores do bairro pediram que a associação buscasse dados junto aos órgãos responsáveis. A ideia é que todos consigam se planejar da melhor maneira possível para evitar as consequências negativas do carnaval de rua.

Alto dos Pinheiros é um bairro onde vivem muitos idosos ou pessoas em condições debilitadas de saúde. É fundamental que essa parte da nossa comunidade saiba quais serão as possibilidades de deslocamento durante os dias de folia.

Os dados também são cruciais para que os moradores planejem esquemas que garantam a segurança de seus lares, já que o fluxo de gente na área aumenta exponencialmente no período. Os participantes do Programa Vizinhança Solidária, por exemplo, conseguirão organizar melhor suas atividades com essas informações em mãos.

Temos certeza de que a prefeita regional irá agir com sua habitual atenção às demandas dos habitantes de Alto dos Pinheiros.

Assim que tivermos notícias, informaremos a todos.