24 de fevereiro de 2022

Cinema ao ar livre, musical e circo: parque Villa-Lobos recebe espetáculos culturais em 2022

A maior área verde do nosso bairro – o complexo formado pelos parques Villa-Lobos e Candido Portinari – vai receber uma série de espetáculos culturais neste ano. Os conselhos desses espaços, nos quais a SAAP tem representação, aprovaram a realização de um projeto de cinema ao ar livre, um musical aberto e apresentações circenses.

Os conselhos avaliaram que as três propostas têm seu público de interesse, vão ocupar áreas que não competem com atividades corriqueiras (caminhadas, por exemplo) e mostram condições e disposição de cumprir as regras para eventos desse tipo na nossa região, como limite de horário e de emissão de ruídos.

A SAAP mostrou preocupação em relação ao fluxo de veículos e de pessoas – até porque está previsto para junho o início das operações da roda gigante do Villa-Lobos. Mas as empresas organizadoras dos eventos estão fazendo parcerias com estacionamentos do entorno, e o próprio parque está readequando seu estacionamento e sua bilheteria para evitar aglomerações em horários de maior movimento.

O primeiro espetáculo será o Vibra Open Air – um festival de cinema ao ar livre em que a plateia, espalhada por 300 espreguiçadeiras ou na arquibancada, acompanha os filmes exibidos num telão de 325 metros quadrados. O evento deve ocorrer entre 11 de abril a 20 de maio, de quarta a domingo, com uma ou duas sessões por dia – a primeira com filmes infantis ou infantojuvenis. As atividades começam às 18h e terminam às 22h, no mesmo local que antes da pandemia abrigava o Cirque du Soleil. A expectativa é receber 1.200 pessoas diariamente. A produtora responsável (D+3 Produções) organiza há 20 anos festivais desse tipo, que também ocorrem em outros países e outras cidades brasileiras.

No final de maio é a vez de Evita, o Musical. Também ao ar livre, está programado para 29 de maio a 7 de setembro. Serão 48 sessões, num teatro aberto com capacidade para 1.545 pessoas. No palco, 30 atores e 18 músicos encenarão a vida da argentina Eva Perón, que teve influência importante na história do país e na carreira de seu marido, o presidente Juan Perón.

O espetáculo será apresentado de quinta a domingo, com uma ou duas sessões por dia – a última sempre terminando às 22h –, na área B3 do Candido Portinari, perto da pista de skate. Segundo a produtora responsável, a Atelier de Cultura, as caixas do musical estarão voltadas para a Marginal, de modo a reduzir a propagação do som em direção às áreas residenciais.

O Cirque du Soleil começa logo depois. O espetáculo Bazzar estreia em 8 de setembro e estende-se até 27 de novembro, de quinta a domingo (em algumas semanas, também na terça e na quarta-feira). A depender do dia, a primeira sessão é às 13h, às 16h ou às 17h. A última, sempre às 21h, com término pouco depois das 23h. Ao contrário dos dois anteriores, é um evento em local fechado – coberto por tendas, como costumam ser os circos.

A SAAP considera que São Paulo tem vocação para a economia criativa, inclusive para produções culturais grandiosas. É bom que seja assim. Mas é fundamental que as atrações sejam realizadas segundo as regras vigentes no município em geral, e na nossa região em particular.