23 de outubro de 2018
SAAP realiza no final de outubro nova edição da campanha de coleta de lixo eletrônico
Quer se livrar daquele eletrodoméstico ou eletroeletrônico que não funciona mais, mas não sabe como fazer isso da forma correta? Então, não deixe de aproveitar esta oportunidade: nos dias 28 e 29 de outubro, a SAAP promove a terceira edição da campanha de coleta de lixo eletrônico. Além de ajudar o meio ambiente, você recebe em troca mudas de manjericão e hortelã doadas por nós.
Realizada em parceria com a Recycare, a campanha acontece no espaço de eventos Casa Panamericana (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 197), das 9h às 17h. A iniciativa é voltada especialmente para equipamentos que não estão mais em condições de uso, pois todo o material recolhido será processado como lixo – que tal doar os que ainda funcionam para quem precisa?
A campanha prevê também a coleta de livros, CDs, DVDs e LPs, que serão destinados ao programa Ciranda da Leitura, da Recycare. Aqueles em bom estado serão separados por temas e distribuídos em asilos e creches parceiras. Já os que estiverem deteriorados vão para a reciclagem.
A primeira edição da campanha aconteceu em agosto de 2017, e contou com 150 participantes. Mais de quatro toneladas de sucata digital foram entregues na ocasião. Já a segunda, realizada em junho deste ano, recolheu outras duas toneladas em equipamentos de informática, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Ação é importante por promover a destinação adequada do lixo eletrônico, que apesar de parecer inofensivo, gera resíduos perigosos. Quebrados e expostos ao tempo, os aparelhos podem liberar substâncias tóxicas e poluentes, como chumbo (capaz de provocar danos ao sistema nervoso), arsênico (em níveis elevados, pode matar), berílio (causa danos ao pulmão e é potencialmente cancerígeno) e mercúrio (prejudicial aos rins, cérebro e fetos), segundo a Agência para Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças (ATSDR), que atua nos Estados Unidos.
Confira a seguir os equipamentos que podem ser levados para descarte:
Linha marrom (eletroeletrônicos)
Monitores, televisores de tubo, LCD, plasma, LED, áudio, projetores, filmadoras, aparelhos de VHS, DVD, Blu-ray, aparelhos de som e home-theaters, entre outros.
Linha azul (eletroportáteis)
Batedeiras, secadores de cabelo, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, multiprocessadoras, aquecedores, aspiradores de pó, cafeteiras, centrífugas, máquinas de costura, máquinas de escrever, micro-ondas, torradeiras, vaporizadores, ventiladores de mesa, ventiladores de chão, videogames, videokês, agendas eletrônicas, barbeadores, calculadoras, câmeras fotográficas digitais, microfones, fones de ouvido…
Linha verde (informática e acessórios)
Computadores desktops, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares, secretárias eletrônicas, fax, telefonia, placas de circuito integrado, reatores, fios e cabos de energia, discos rígidos, fitas de backup, copiadoras, gravadores e reprodutores de DVD, monitores, plotters, scanners, terminais de caixa, terminais inteligentes, thin clients, unidades de armazenamento externo, cartuchos de tinta, toners, acessórios, mídias, PABX, modems, MP3 players, iPods, netbooks, roteadores, smartphones, teclados…
Linha branca (eletrodomésticos)
Refrigeradores, fogões, lavadoras, aparelhos de ar-condicionado, freezers horizontais e verticais, frigobares, lava-louças, secadoras domésticas…
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
8 de agosto de 2013
Conselho participativo tem influência contestada
23 de setembro de 2022
Memória do bairro: projeto vai revitalizar o relógio da praça Pan-Americana
19 de junho de 2015
SAAP lança boletim impresso
23 de setembro de 2016