15 de junho de 2018

Em apenas dois dias, campanha da SAAP recolhe mais de duas toneladas de lixo eletrônico

Os moradores de São Paulo voltaram a dar aula de cidadania durante a segunda edição da campanha de coleta de lixo eletrônico da SAAP. Mais de duas toneladas de resíduos foram recolhidas. O material será reciclado pela empresa Recycare, especializada nesse tipo de serviço.

Neste ano, a coleta aconteceu nos dias 3 e 4 de junho (domingo e segunda-feira), e 73 pessoas — 33 delas moradoras de Alto dos Pinheiros — foram à Casa Panamericana para descartar corretamente seu lixo eletrônico. Elas receberam uma muda de planta doada pela Comgas, apoiadora da iniciativa.

A primeira campanha aconteceu em um final de semana de agosto de 2017, e contou com 150 participantes. Mais de quatro toneladas de resíduos foram entregues na ocasião. A queda em relação à edição anterior tem uma explicação, segundo a presidente da SAAP, Maria Helena Bueno.

“A greve dos caminhoneiros, sem dúvida, impactou o movimento de pessoas. Mesmo assim, apesar dos imprevistos, entendemos que a campanha foi bem-sucedida, considerando as circunstâncias e a grande quantidade de resíduos recolhida.”

Mais coletados

Ferro foi o material mais recolhido nesta segunda edição da campanha, conforme certificado de destinação emitido pela Recycare, somando 1.439 quilos. Em segundo lugar apareceu o plástico, com 462 quilos. Tonners, papéis e placas de circuito também foram entregues durante a ação.

Aparentemente inofensivo, os resíduos eletrônicos podem ser, na verdade, bem perigosos. Quebrados e expostos ao tempo, podem liberar substâncias tóxicas e poluentes, como chumbo (capaz de provocar danos ao sistema nervoso), arsênico (em níveis elevados, pode matar), berílio (causa danos ao pulmão e é potencialmente cancerígeno) e mercúrio (prejudicial aos rins, cérebro e fetos), segundo a Agência para Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças (ATSDR), que atua nos Estados Unidos.

Agradecemos a nossos apoiadores e, principalmente, a todas as pessoas que se engajaram nessa causa e ajudaram a deixar o meio ambiente mais limpo. Muito obrigado!