24 de maio de 2018
SAAP volta a assumir vagas em conselhos do Villa-Lobos e do Portinari após ser a mais votada nas eleições deste ano
A SAAP retomou a titularidade nos conselhos dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari após ser a mais votada nas eleições deste ano. Uma mudança nas regras da disputa em 2017 havia provocado a saída da associação dos dois órgãos, algo inédito até então. Mas a situação foi revertida e os pleitos atuais ocorrem sob as normas anteriores à alteração.
Estavam em disputa nos conselhos quatro vagas titulares e quatro suplentes para associações de representação de interesses. O público votante era formado pelas organizações que se habilitaram a participar da eleição, e cada uma tinha direito a quatro votos. Tanto para o Villa-Lobos quanto para o Candido Portinari, a SAAP recebeu seis votos, ficando em primeiro lugar em ambos os casos.
Entenda o caso
As alterações nas eleições de 2017 vieram a partir da Resolução 49, do ex-secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles, que deixou a pasta em agosto do mesmo ano, pouco mais de um mês depois de assinar o documento. Uma das principais mudanças trazidas pela resolução foi a redução, de quatro para um, no número de votos por associação.
Além disso, das quatro vagas destinadas à sociedade civil, uma foi reservada para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP) e outra para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – Distrital Pinheiros, deixando em disputa apenas duas delas.
Outro ponto crítico foi a deficiência na divulgação, pela Secretaria do Meio Ambiente, das eleições ocorridas em 2017. Com isso, apenas três organizações participaram, incluindo a SAAP, que acabou ficando de fora – cada uma votou em si e o critério de desempate foi antiguidade.
“Com a chegada do novo secretário (Mauricio Brusadin), conseguimos que fossem chamadas outras eleições sob as regras de sempre. Também foi feita uma publicidade melhor e 12 associações participaram das eleições deste ano”, diz Maria Helena Bueno, presidente da SAAP.
A SAAP teve papel fundamental na criação do parque Villa-Lobos e do Candido Portinari. Com o retorno aos conselhos de ambos, a associação pretende fazer o que sempre fez: zelar pelo cuidado e pelo desenvolvimento desses dois espaços tão queridos não só por moradores de Alto dos Pinheiros, mas por todos que usufruem deles.
Veja também
15 de março de 2018
Vigia de Rua: Duvidas
5 de setembro de 2012
Dicas básicas de segurança
30 de setembro de 2013
Depto. de Botânica da USP mapeará árvores da praça
23 de dezembro de 2015