Concessão do Villa-Lobos: plano de limpeza prevê que usuário possa abrir queixa; veja a íntegra do documento
Na primeira reunião com o conselho dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari, cuja gestão foi transferida para a iniciativa privada em setembro, a concessionária Reserva Novos Parques, vencedora do edital, apresentou seus planos de ação. A SAAP, que faz parte do conselho, vai publicar paulatinamente um resumo dos documentos, além da íntegra deles, para quem quiser analisar mais detalhes.
Uma das áreas abordadas nesse primeiro encontro, realizado em 13 de setembro, foi limpeza. A empresa listou os locais que precisam ser limpos, mostrou os planos de rotina com que pretende trabalhar, dimensionou as equipes e os produtos necessários e definiu níveis de prioridade, entre outras coisas (leia a íntegra do documento).
Em suas 24 páginas, o plano indica que os serviços serão feitos todos os dias da semana (inclusive fins de semana e feriados), nas áreas internas e externas. Para isso, prevê uma equipe de 25 pessoas, incluindo auxiliares de limpeza (11), agentes de higienização (nove), gerente operacional, supervisor, encarregado, operador de varredeira e limpador de vidro (1 funcionário em cada função).
Para as várias áreas do parque, a concessionária indicou a frequência com que serão feitos alguns serviços. Em áreas como espaço canino, playground, quadras, anfiteatro ao ar livre, ciclovia e bolsões de estacionamento, os funcionários vão varrer e coletar lixo das lixeiras diariamente. Semanalmente, vão lavar lixeiras e bebedouros. Quinzenalmente, lavar piso. Trimestralmente, lavar vidros. Nos sanitários, todo dia haverá lavagem, repasse de limpeza e abastecimento dos “descaráveis de higiene” (papel higiênico e papel-toalha, por exemplo).
Para cada uma das tarefas, o documento indica o que precisa ser feito. Nos banheiros, a lavagem diária deve incluir azulejos, lavatórios, torneiras, superfícies internas e externas do vaso sanitário, limpeza de maçanetas.
Uma das novidades anunciadas no plano é algo a ser adotado no “médio prazo”: um sistema de gestão em que o usuário possa abrir uma queixa relacionada à limpeza e acompanhar cada um de seus estágios. Na avaliação da concessionária, a abertura de chamados poderá fornecer dados relevantes sobre o atendimento.