2 de junho de 2022

Associações de bairro destacam participação cidadã na reciclagem

No próximo sábado (4 de junho), a SAAP vai realizar, com a empresa Recycare, sua oitava campanha de coleta de recicláveis – a primeira em parceria com outras associações de bairro. A importância de elas se engajarem? Destacar, em seus territórios de atuação, a relevância da participação comunitária em ações ambientais, em especial de reaproveitamento de produtos.

Como em anos anteriores, o foco é a coleta de itens para os quais é mais difícil dar destinação correta, como eletroeletrônicos, lâmpadas, isopor, aerossóis, materiais de escrita (canetas, borrachas, canetinhas…) e livros – o que estiver em bom estado será levado a um projeto de leitura. Também serão recolhidos cobertores e roupas (veja a lista de produtos que poderão ser levados). A coleta será em sistema drive-thru, das 9h às 17h, no estacionamento da Local Imóveis de Alto dos Pinheiros, a poucos metros da praça Pan-Americana: Av. Pedroso de Morais, 2.646.

“A sociedade precisa ter consciência sobre consumo, reaproveitamento e descarte adequado dos produtos. A reciclagem é essencial para a manutenção de uma sociedade sustentável”, comenta o presidente da Sociedade Amigos da Vila Madalena (Savima), Cassio Calazans. “Essa iniciativa propiciará aos moradores se sentirem parte do bairro, pois juntos farão algo importante para o meio ambiente”, diz Ariovaldo Guello, presidente da Associação dos Moradores das Ruas Morás, dos Tamanás, Iquitos, Zapara, dos Miranhás, Jupuá e dos Juris (AmoCity Morás).

Os dois sublinharam também a importância de, por meio da reciclagem, reaproveitar os resíduos. “É a recuperação e revalorização da matéria-prima descartada, que se transforma em novo produto, retornando ao ciclo de produção”, destaca Calazans. “A iniciativa, além de permitir a circulação de itens inservíveis para os moradores, propiciará ocupação para pessoas com baixa escolaridade que trabalham nas empresas recicladoras”, acrescenta Guello.

Quem mais está apoiando?

Além das duas associações, também estão apoiando a campanha a Associação dos Moradores de Pinheiros (Amor Pinheiros), a Dinâmica Ambiental, líder na reciclagem de aerossóis, a Local Imóveis (em cujo estacionamento serão recebidos os materiais), o projeto OHquidea (que entregará, a quem levar os recicláveis, orquídeas resgatadas por terem perdido seu valor comercial), a Aster e a Ferring (ambas participantes do programa Empresa Amiga do Bairro), a Sabesp, o Polo EaD Pinheiros do Mackenzie e o Colégio Santa Cruz, entre outros.

A campanha faz parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que visa sensibilizar governos, empresas, sociedade civil, cidades e comunidades para a urgência de proteger o planeta. No Brasil, a mobilização é capitaneada pelo movimento Limpa Brasil.

[mc4wp_form id=”4455″]