16 de maio de 2023

Prédios de Alto dos Pinheiros se unem por segurança

O programa Vizinhança Solidária foi criado pela Polícia Militar para reforçar a segurança por meio do estreitamento dos laços entre vizinhos, com foco sobretudo em residências. Mas os bons resultados da iniciativa e o aumento recente do número de furtos e roubos em São Paulo tem atraído outros atores.

Neste mês, foi realizado o primeiro encontro do Vizinhança Solidária entre prédios de Alto dos Pinheiros. O grupo é formado por 22 edifícios que ficam próximos ao shopping Villa-Lobos. Um representante do Colégio Santa Cruz também esteve presente. Foi o início de uma conversa que deve resultar em interação mais intensa entre os condomínios.

Normalmente, o programa promove a interação entre moradores. Neste caso, é entre síndicos, zeladores e portarias de diferentes edifícios. O grupo começou recentemente a planejar ações conjuntas, como resposta ao crescimento da percepção de violência na região, em especial relacionada a furtos e roubos. Trata-se de medidas como instalação de câmeras e, possivelmente, implantação de rondas com seguranças constantes na região, paralela à da PM. Vale lembrar que essa parte do bairro tem fluxo significativo de pessoas andando: moradores dos prédios que vão a pé ao shopping Villa-Lobos, crianças e adolescentes que vão a pé para o Santa Cruz e funcionários e funcionárias dos moradores fazendo esses e outros trajetos.

A SAAP comunicou a preocupação dos prédios ao comando da 1ª Companhia do 23º Batalhão da Polícia Militar, responsável por Alto de Pinheiros. A PM, então, convidou os síndicos para uma reunião, em 9 de maio. O comandante da companhia, capitão Bruno Pettinato, explicou o funcionamento do Vizinhança Solidária, cujo princípio é agir coletivamente.

Foi definido que os síndicos vão indicar ao menos dois representantes (tutores) para representar esse setor do bairro. A PM vai oferecer treinamento para os porteiros dos prédios em 23 de maio.

A SAAP apoia a mobilização dos síndicos e é defensora antiga do Vizinhança Solidária. E você, já aderiu ao projeto? Já formou um grupo na sua rua com seus vizinhos? Ainda não? Então veja como participar. Já faz parte? Então veja como deixar o projeto mais efetivo.